Verão: alimentos não refrigerados tendem a perder seu valor nutricional

Da Redação

Com as altas temperaturas do verão, os alimentos comercializados e consumidos ficam mais suscetíveis a perder seu valor nutricional, em especial aqueles alimentos que não ficam sob refrigeração ou que são conservados incorretamente. O calor favorece o crescimento e desenvolvimento de bactérias que, ao serem ingeridas, podem causar sintomas como diarréia, náuseas, vômitos, e até mesmo quadros mais graves de intoxicação alimentar.

Continua após publicidade

Além dos cuidados com a conservação dos alimentos como manter em temperaturas adequadas os diferentes tipos de alimentos, usar insumos frescos, evitar exposição ao calor, etc; no verão também é importante hidratar o nosso organismo.

Uma boa dica é ingerir bastante água, suco de frutas, água de coco, assim como alimentos ricos em líquido e minerais (que também são perdidos através do suor), como frutas (melancia, melão, laranja, caju), verduras (espinafre, couve, chicória) e legumes (tomate, pepino, chuchu, vagem). Bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína (café, guaraná em pó) favorecem a perda de líquidos do organismo, e devem ser substituídos ou ter seu consumo reduzido, conforme salienta a nutricionista Mônica Gusmão.

Os alimentos gordurosos e frituras também podem ser evitados porque além de estragarem com maior facilidade, são de digestão mais lenta, principalmente sob o efeito do calor. Prefira carnes magras, como peixe e frango grelhado. Mantenha uma refeição variada, com leite, queijo (preferencialmente os menos calóricos, como minas frescal), leguminosas (feijões, lentilha, ervilha), cereais (arroz, milho, mandioca) e muitas verduras, legumes e frutas (as cítricas são excelentes fontes de vitamina C, ideal após as grandes refeições, facilitando a absorção do ferro de origem vegetal pelo organismo).

Realizar uma alimentação equilibrada mantém o organismo saudável: carboidratos e lipídios fornecem energia; proteínas desenvolvem e mantém o funcionamento normal de células e demais componentes estruturais; vitaminas e minerais são indispensáveis para as reações metabólicas do organismo; a água hidrata favorece as funções corporais, contribuindo para o funcionamento adequado do intestino.

Continua após publicidade

Para este verão, segue algumas sugestões:

Salada Tropical

Ingredientes:

Continua após publicidade

1 xícara de tomates cereja cortados ao meio
6 folhas de alface americana picada
1 rodela média de abacaxi picada
2 fatias picadas de peito de peru light
1 cenoura crua cortada em cubos
2 palmitos picados
1 colher de chá de azeite de oliva
Sal e limão a gosto

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma travessa. Cubra e leve à geladeira cerca de 30 minutos antes de servir.Rendimento: 4 porções

Frutas Sortidas

Ingredientes:

2 tangerinas tiradas o caroço e picadas
4 ameixas vermelhas picadas
1 manga picada
6 morangos picados
½ copo de suco de laranja

Modo de Preparo:

Deixe as frutas gelando ainda inteiras por algumas horas. Pouco antes de servir, misture todas as frutas picadas em uma travessa, juntamente com o suco de laranja (preparado na hora). Se preferir, adoce com uma colher de sopa de mel. Rendimento: 4 porções