Perdi o desejo sexual por minha mulher. O que faço?

por Marcelo Toniette

"Tenho 45 anos, sou casado, sempre tive minha vida sexual muito estimulada, mas de uns tempos para cá, venho sentindo uma diminuição no desejo sexual. Não sinto mais atração por minha esposa, mas sinto por outras mulheres."

Continua após publicidade

Resposta: O padrão de resposta sexual varia para qualquer pessoa de acordo com o momento de vida e de acordo com o transcorrer da idade. Apesar dessa variação, a vivência sexual é parte integrante de qualquer momento da vida de uma pessoa. No seu caso, o indício de algum problema físico é descartado, pois o seu desejo sexual existe, porém, direcionado para outras mulheres. Mas parece existir algo no sentido emocional.

O que você busca em um relacionamento? Autoestima? Aprovação? Aceitação? Como está a vida afetiva-sexual com sua esposa? Por quais caminhos vocês dois adentraram e que não está agradando a você? Será que sua esposa também não está insatisfeita? Será que o desejo dela também diminuiu? Veja quantas questões podem ser feitas quando se está diante de alguma dificuldade afetiva-sexual que vão muito além do “normal” e do “anormal”, do “certo” e do “errado”.

No campo da vivência sexual o que conta é aquilo que faz sentido para o casal. Aponto para isso, pois a tendência quando se está aflito com alguma dificuldade é esquecer-se de fazer o caminho inverso para compreender o que aconteceu (acontece) e, com isso, investir para a melhoria da situação.

Sentido da relação deve ser retomado aos poucos

Continua após publicidade

Parece que o encantamento entre você e sua esposa enfraqueceu ao longo do tempo. Em vez de localizar “problemas”, tente perceber o que contribui para que a relação com sua esposa seja o mais gratificante e prazerosa possível. Nesse momento, não se cobre o desejo sexual a todo o custo. Simplesmente, junto com sua esposa, invistam naquilo que gostam de fazer juntos. Retomem, aos poucos, o sentido da relação, aquela intimidade, aquele jeito que somente vocês dois sabem o quanto é bom.

Outra sugestão é que vocês retomem o toque físico. Muitos casais, ao longo do tempo, vão se afastando, inclusive fisicamente. Que tal vocês dois experimentarem estar juntos de uma forma diferente? Isso mesmo, está na hora de melhoria, de fazer diferente, a mesmice pode estar sufocando a vocês dois. Para uma relação a dois ser gratificante e duradoura é necessário o investimento de cada parceiro a todo o tempo. Vamos lembrar que uma relação é uma via de mão dupla. Assim, que tal retomar o namoro, o ficar junto? Veja que são inúmeras as possibilidades de renovar a relação. Converse com sua esposa e, juntos, experimentem compartilhar mais a vida de vocês, com cumplicidade, intimidade e parceria. Boa Sorte!