Guloseimas não são proíbidas; saiba o quanto é permitido

por Ana Cristina Mendes

Saborosos bolos e doces caseiros são os mais vendidos nas confeitarias, mas devem ser reservados para ocasiões especiais: festas, aniversários…

Continua após publicidade

Apesar de encabeçarem a lista de alimentos preferidos pela maioria das pessoas, os doces, bolos, biscoitos, confeitos, tortas e outras guloseimas não ocupam lugar de destaque na lista de alternativas nutritivas. A maioria é rica em gordura, açúcar e calorias, mas relativamente pobre em vitaminas, minerais, vitaminas e amido.

Quem quer evitar a obesidade deve minimizar o consumo desses alimentos. Isto não significa que devam ser eliminados completamente de uma dieta saudável. Uma pequena porção de sobremesa ocasional não é perigosa e pode ser o desfecho saboroso de uma refeição nutritiva. Infelizmente, para muitas pessoas é difícil resistir ao consumo excessivo desses alimentos doces, deixando de lado alimentos mais nutritivos.

Os alimentos açucarados fornecem uma dose rápida de energia, mas estragam o apetite para alimentos mais saudáveis, além de provocarem cárie, sem contribuir com nenhum nutriente importante. Porém, eliminar totalmente as balas e doces, principalmente para crianças, pode ser problemático. Não há mal em consumir de vez em quando (de uma a duas vezes por semana, por exemplo) balas ou doces. É preciso ter um cuidado muito grande com o uso que se faz dos doces na relação com as crianças. É um grave equívoco utilizar essas guloseimas como suborno ou como recompensa por um bom comportamento.

Açúcar refinado, farinha de trigo branca, gordura, ovos, leite ou creme são, quase sempre, os ingredientes básicos da maioria dos doces, biscoitos, tortas e confeitos. Gorduras sólidas e altamente saturadas, como gordura vegetal hidrogenada, banha e manteiga são geralmente mais empregadas que óleos vegetais e margarinas. Assim, as gorduras encontradas na maioria dessas guloseimas são capazes de aumentar os níveis do indesejável colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) no sangue.

Continua após publicidade

Alternativas saudáveis

Nos últimos anos, tornaram-se disponíveis no mercado, alternativas de bolos, biscoitos e tortas com baixo teor de gordura e açúcar. Algumas perdem um pouco o sabor e a textura das tradicionais mas outras são alternativas agradáveis e aceitáveis. Não tenha medo de fazer experiências com suas receitas preferidas. Em geral, a gordura pode ser cortada em um terço ou mais e o açúcar pode ser reduzido pela metade sem comprometer a textura e o sabor. Algumas dicas para diminuir a gordura e o açúcar:

– Tente usar maçã cozida, ameixas secas, bananas amassadas e purê de outras frutas como substitutos para pelo menos parte da gordura das receitas de biscoitos e bolos.
– Reduza ou elimine o açúcar das tortas de frutas; use mais canela, por exemplo, para acentuar o sabor
– Elimine metade das gemas de ovos e aumente a quantidade de claras ao preparar bolos ou biscoitos. Esse procedimento eleva o conteúdo protéico e, ao mesmo tempo, diminui a quantidade de gordura e colesterol da preparação.
– Substitua o creme de leite, o chantilly ou leite condensado das tortas por iogurte natural para preparar coberturas e recheios. Frutas e molhos de frutas são ainda outras alternativas de baixas calorias.
– Nos aniversários ou outras ocasiões festivas, opte por um bolo de chocolate com cerejas e morangos frescos em substituição aos tradicionais bolos de chocolate com creme.
– Outra opção interessante são as tortas de queijo mais leves com limão, combinando ricota, leite condensado desnatado, raspas de limão, claras de ovo, utilizando o iogurte como cobertura ao invés dos cremes tradicionais.

Continua após publicidade

Alguns benefícios dos bolos, doces e confeitos

· Em pequenas porções, constituem boas fontes de energia rápida
· Por constituirem deliciosos lanches e sobremesas, trazem um prazer e uma sensação de satisfação
· Fazem parte de momentos de celebração, socialmente agradáveis e festivos

Malefícios

· A maioria é rica em gorduras saturadas, açucares e calorias, o que pode implicar em problemas de excesso de peso, evoluindo para a obesidade e ainda, podendo ocasionar alterações nos lipídios sangúineos (elevação do colesterol, triglicérides, etc)
· O alto conteúdo de açúcar favorece o aparecimento de cáries dentárias e fragilidade óssea
· Geralmente, contém baixa quantidade de nutrientes como vitaminas e minerais, essenciais a inúmeras funções do organismo
· Por trazerem uma sensação de bem-estar em função do aumento nos níveis de serotonina no cérebro, podem ser passíveis de um consumo constante e cada vez maior gerando uma dependência
· Muitas vezes acabam sendo utilizados como mecanismo de compensação de outras necessidades humanas podendo levar à compulsão e desequilíbrios psíquicos ligados aos aspectos emocionais (por exemplo, comer doces para suprir a falta de afeto ou para aliviar a ansiedade)

Assim sendo, é importante você refletir o que te leva a venerar e devorar tantos doces e guloseimas. Será pelo simples prazer de degustar uma delícia gastronômica ? Ou será uma forma de compensar ou aliviar dores, frustrações, tensões…? Se for por pura satisfação, ótimo. Deguste com prazer e moderação. Não é preciso comer uma caixa inteira de chocolates para ter prazer.

Frequência, hora e quantos doces comer

Quanto à freqüência, se você tem o hábito de utilizar sobremesas, escolha dois dias na semana para comer doces, intercalando com sobremesas de frutas ao longo da semana. Restrinja a ingestão de doces à noite, antes dormir, para evitar o processo de fermentação no intestino e alterações na glicemia.

Além disso, você pode acordar sem apetite para fazer o seu saudável café da manhã com frutas, iogurte, granola, suco, pão integral, etc. Se for a uma festa que tenha muitos docinhos é natural que você queira participar da degustação dessas doces delícias. Prove 4 ou 5 docinhos diferentes e sinta-se satisfeito. Não é necessário comer uma bandeja de doces para provar que está gostando da festa.