Dor de cabeça pode ser sintoma de problema bucal

Da Redação

Mal comum da vida moderna, a dor de cabeça merece atenção. Causada por diferentes distúrbios (mais de 150 apontados pela Sociedade Brasileira de Cefaléia), o incomodo muitas vezes persiste por horas e, até mesmo, dias. Neurologistas, otorrinolaringologistas e psiquiatras são os profissionais mais procurados quando a dor fica forte e quase insuportável. No entanto, o dentista é o especialista recomendado quando o problema é causado por uma disfunção temporomandibular – DTM.

Continua após publicidade

Disfunção temporomandibular e sintomas

A DTM é um desequilíbrio dos músculos mastigatórios, ou seja, mau funcionamento da ATM (Articulação Temporomandibular) que liga a mandíbula ao maxilar. A característica mais comum, quando o sistema responsável pelo movimento de abertura e fechamento da boca sofre alterações, é a dor de cabeça. "Outros sintomas são dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos, dores na face, ruídos na articulação e limitações durante os movimentos mandibulares", acrescenta o implandontista Sidnei Goldmann.

Causas

Os motivos que levam uma pessoa ter uma disfunção temporomandibular são diversos. Os mais comuns são traumatismo (trauma físico ou emocional), estresse físico e psicológico que causam tensão, má oclusão (mordida inadequada) e hábitos parafuncionais como o bruxismo (ranger dos dentes), roer unhas e o apoiar das mãos na mandíbula.

Continua após publicidade

A disfunção temporomandibular não tem cura. Porém, existem diversos tratamentos que minimizam, consideravelmente, a DTM. Placa de mordida, relaxantes musculares, fisioterapia, acupuntura, analgésicos e antinflamatórios são alguns recursos utilizados para tratar a desordem dos músculos mastigatórios.

"O tratamento da DTM é necessário. Com o tempo, se não for diagnosticada, além de não cessar a dor de cabeça, vai ocorrer uma perda gradual da mobilidade mandibular.