Movimentar o corpo pode prevenir dor nas costas

Da Redação

Muitas academias sofrem um aumento considerável no número de suas matrículas justamente nos meses que antecedem o verão. Em busca do corpo – quase – perfeito, muitos jovens buscam preparo e condicionamento físico, além de corpo escultural para atrair olhares nos meses mais quentes do ano.

Continua após publicidade

Entretanto, o overtraining – treino excessivo – pode render muitos problemas para a saúde do indivíduo, entre eles, um velho conhecido de todos: as dores nas costas.

As dores nas costas são consideradas o grande mal do século. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das pessoas sofrem ou sofrerão do problema em algum momento de suas vidas.

Para a doutora Jacqueline do Nascimento, coordenadora do serviço de fisioterapia e reabilitação postural de um hospital paulistano, na maioria dos casos, as dores não são constantes e tendem a desaparecer em até três semanas. Contudo, se a pessoa não procurar um profissional plenamente capacitado que lhe dê as orientações necessárias, as dores acabarão recorrentes e, além disso, farão com que o atleta abandone a atividade física que estava praticando.

Estilo de vida também prejudica saúde

Continua após publicidade

Com a vida moderna, o ser humano passou a adotar hábitos que o obriga e o condiciona a executar grande parte de suas atividades sentado. Além disso, o estilo de vida sedentário, em que adultos e crianças estão presos às telas (de computador, de videogames, de televisão), favorecem o surgimento dos problemas relacionados à má postura.

“As condições de vida artificiais que nos são impostas, aliadas à falta das práticas esportivas regulares e práticas profissionais repetitivas fazem com que as retrações musculares, a redução da mobilidade articular e as compensações se instalem e levem aos primeiros sinais dolorosos”, salienta.

Alongar sempre

Continua após publicidade

É comprovado que o alongamento feito da forma correta evitará eventuais problemas nas costas e em diversas regiões do corpo humano. Entretanto, essa prática não faz parte da rotina de muitos atletas, que preferem ir direto para seus treinos, sem antes fazer os procedimentos adequados.

A especialista afirma que essa prática evita lesões no decorrer das atividades esportivas, preparando a musculatura e facilitando a mobilidade articular, além de ser muito importante para aqueles que já sofrem de dores nas costas.

Através dos alongamentos é possível desenvolver uma melhora da consciência corporal e perceber as musculaturas mais retraídas. Com isso ainda será possível otimizar a respiração, pois o ritmo irá se adaptar aos exercícios propostos. É uma atividade tranquila e relaxante para os músculos e para a mente, Além do mais, traz uma sensação de bem-estar devido à liberação de endorfinas e confere maior flexibilidade às articulações da coluna e do corpo.