Por que as dores aumentam no inverno?

Da Redação

Quando a temperatura cai, quem tem dores crônicas costuma relatar que a intensidade aumenta. O fato é que no frio as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis.

Continua após publicidade

“Quem sofre de dores nevrálgicas, aquelas associadas a lesões nos nervos periféricos, deve evitar a exposição às baixas temperaturas”, exemplifica a fisioterapeuta Fabíola Andrade.

Até quem não tem problemas de saúde, pode apresentar dores no inverno. “Ficar encolhido, na tentativa de fugir do frio, gera tensão muscular, contraturas e consequente mal-estar”, explica. A curiosidade fica por conta das pessoas mais magras reclamarem mais desse tipo de dor. A gordura corporal funciona como um isolante térmico, uma espécie de ‘casaco natural’. Assim, o indivíduo que se encontra dentro ou abaixo do peso ideal sente mais o frio e seus efeitos.

Entre as alterações relacionadas ao aumento das dores na temporada está a constrição vascular, que é o estreitamento dos vasos sanguíneos. “Quem tem problemas circulatórios pode se queixar de incômodo nas pernas, por exemplo”, afirma a fisioterapeuta.

O antídoto para a maior parte das queixas está no alinhamento postural, que ajuda a prevenir as dores, fazendo com que os músculos possam funcionar de forma adequada, prevenindo assim o excesso de tensão no corpo. “Além disso, é importante o uso de roupas adequadas à temperatura e, a prática de atividade física regular”, completa Fabíola.

Continua após publicidade

Passe o inverno sem dor

Ao acordar

Ainda na cama, estique bem os calcanhares, levando os dedos dos pés em direção às canelas para alongar a panturrilha ('batata' da perna) e evitar câimbras. Em seguida, faça movimentos com os pés como se acelerasse e desacelerasse o carro – esse exercício contribui para o bombeamento do sangue para as extremidades.

Continua após publicidade

Para esquentar as mãos

Sentado em posição confortável ou mesmo em pé, deixe a palma de uma das mãos virada para cima. Com o polegar da outra mão massageie a região do punho com movimentos circulares. Inverta as mãos.

Para esquentar pés e pernas

Em pé, deixe os pés virados para frente, paralelos. Suba na ponta dos pés, volte aos calcanhares, mas sem tocar o chão. Faça o movimento como se tivesse duas molas embaixo dos calcanhares. Repita algumas vezes aumentando o ritmo.