imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Prevalência de emoção leva à escolha errada na vida afetiva

Quem tem autoconhecimento acerta mais em suas escolhas

por Eduardo Ferreira Santos

Se, como disse o filósofo francês Blaise Pascal (1623-1662), "o coração tem razões que a própria razão desconhece", é desconcertante a procura por motivos racionais que levam a uma escolha amorosa, pois quase sempre, a emoção fala mais alto e fechamos os olhos para as evidências que apontam, desde o início, para uma "escolha errada".

Causas de uma ecolha errada

No entanto, essa prevalência da emoção está diretamente ligada à:

- carência;

- insegurança;

- desconhecimento de si mesmo;

- ansiedade por encontrar alguém.

Tudo isso nos torna reféns de relacionamentos malsucedidos e gera uma grande frustração ao nos depararmos com a realidade.

Insisto que, apenas com o autoconhecimento pode se efetivar uma segurança maior em si mesmo e evitar a profunda decepção que tanto dói e deprime.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?