Pilates ajuda a melhorar prática de posturas do yoga

por Emilce Shrividya Starling

O sentimento de culpa nos foi transmitido pela nossa cultura ou religião. A culpa está impregnada em nós e dela derivam muitos de nossos sentimentos negativos, baixa autoestima e medos.

Continua após publicidade

Precisamos aprender a nos livrar da culpa que é autodestrutiva. Ela não ajuda em nada, e não tem outro objetivo a não ser causar sofrimento desnecessário a nós mesmos.

No livro a "Arte da Felicidade", Dalai Lama nos dá uma grande lição sobre a culpa. Ele, com muita humildade, fala de seus erros, e como superou aprendendo com eles. Diz que devemos reconhecer nossos erros com sentimento de remorso para nos manter na conduta correta da vida, nos estimular para corrigir nossos erros e agir corretamente no futuro. Mas não podemos permitir que a culpa se transforme em autopunição.

Temos que compreender que todos nós somos imperfeitos, e fazemos algo de errado durante nossa vida. Porém de nada adianta ficarmos nos lamentando ou nos culpando, pois isso gera crítica, censura e ódio a nós mesmos. É importante sim reconhecer nossos erros, com sentimento de arrependimento, mas para "'retificar as coisas no futuro'".

Aprendi lendo esse livro que podemos superar e encarar nossos erros, com arrependimento, mas sem excesso de culpa, aceitando nossas limitações e fraquezas.

Continua após publicidade

Se permitirmos que o remorso se transforme em culpa excessiva, ficamos relembrando nossos erros passados, nos punindo, gerando sensação de peso, tristeza, depressão e desequilíbrio emocional. A culpa nos faz repetir os mesmos erros, traz raiva, frustração e nos impede de ser útil e dar o melhor de nós.

Aprendi nos momentos difíceis de minha vida que preciso extrair lições dos acontecimentos, e compreender que virtudes Deus deseja que eu desenvolva. Sinto que admitir nossos erros, com arrependimento sincero nos purifica, nos torna mais mansos, mais pacientes, mais compreensivos e tolerantes com as falhas e defeitos das outras pessoas.

Ao reconhecer o erro, não devemos ficar remoendo o que fizemos ou nos sentir envergonhados. Esse reconhecimento deve trazer aceitação e um sentimento de compaixão por nós mesmos. Esse é o verdadeiro antídoto para a culpa e a censura. Na compaixão, podemos sentir amor por nós mesmos, nos perdoar, nos acolher, nos abrir para a vida e para os outros, sem se isolar na dor.

Continua após publicidade

É importante nos perdoar e sentir que Deus nos perdoou e nos abraça e nos acolhe com seu imenso amor e bondade.

Precisamos gostar de nós mesmos da maneira que somos, descobrindo nossas qualidades e capacidades, sentindo admiração por nós mesmos. Esta capacidade de autoadmiração nos ajuda a encontrar força para seguir em busca de nossos ideais e realizações.

Livre-se da culpa e da autopunição

Louise Hay, em seu livro "Você pode curar sua vida", nos ensina a livrar-nos da culpa e da autopunição com novos padrões de pensamento como:

"Eu me perdoo. Eu me amo e me aprovo. Sou amoroso e digno de ser amado".
"O passado acabou. Escolho me amar e me aprovar no agora."
"Com amor eu liberto o passado. Eu estou livre. Agora está tudo bem em meu coração.".
"Estou em paz com todas minhas emoções. Eu me amo e me aceito. Eu me vejo com olhos do amor".
"Eu me amo e sou carinhoso comigo. Sou delicado e gentil comigo. Tudo está bem".

Escolha alguns desses pensamentos e mentalize-os várias vezes ao dia, reprogramando sua mente. Sinta como isso faz efeito em você, lhe acalmando, lhe trazendo mais alegria e confiança. Sinta como ficar livre da culpa lhe liberta, harmoniza e pacifica.

Existem dois bons momentos para se aproveitar a receptividade do subconsciente e reprogramá-lo: antes de dormir e ao despertar. Quando vamos dormir, nosso consciente vai se desligando pouco a pouco das atividades diárias e neste momento, com a quietude do corpo, podemos purificar nossos padrões mentais com mais força. E da mesma maneira, quando acordamos, enquanto ainda a mente consciente não se ligou nas preocupações do novo dia, o subconsciente está mais receptivo às sugestões que formulamos.

Lembre-se de aproveitar esses dois momentos. Antes de dormir ou ao acordar, repita várias vezes afirmações positivas como: "Todos os dias em todos os sentidos, em todos os aspectos, vou indo cada vez melhor, melhor e melhor. E assim será".

Ou afirmações como: "Eu som bom, alegre, saudável, próspero e feliz. Sou muito tranquilo e confiante. Tudo me corre bem. Somente coisas boas acontecerão para mim".

Pode repetir mentalmente antes de dormir: "Meu inconsciente me proporcionará um sono tranquilo, profundo e restaurador".

Desperte com pensamentos agradáveis, com bons desejos, lembrando de Deus, confiando na vida e em você.

Se você quiser se aprofundar mais para identificar suas emoções destrutivas, Izabel Telles em seu livro: "O livro das transformações" criou dez imagens que revelam suas emoções e dez exercícios práticos de visualização e orientações para você educar a mente. Através desta proposta de trabalho inovadora você aprende a realizar mudanças profundas na mente e na sua vida.

A sua transformação acontecerá primeiro em sua mente. Portanto é preciso começá-la agora, no presente. Tenha paciência com seus padrões mentais negativos antigos. Eles estão com você há muito tempo. Mas lembre-se que dentro de você existe o potencial divino para ser feliz e saudável. Tenha perseverança. Liberte-se da culpa, do perfeccionismo. Aceite com compaixão seus defeitos e erros, e aprenda com eles. Fique em paz!

Pilates ajuda a melhorar prática de posturas do yoga

por Emilce Shrividya Starling

Descobri Hatha yoga, aos 18 anos, quando ainda quase ninguém praticava em minha cidade, B.Horizonte. Não havia livros para se ler, nem internet para se pesquisar. Yoga era um mistério, muito mística. E, somente buscavam o caminho do yoga pessoas nervosas, idosas ou consideradas muito diferente das outras.

Continua após publicidade

Nessa época, pratiquei com um bom professor que tinha estudado na Índia. Em uma aula de hatha yoga, fazendo a Postura de Equilíbrio da Árvore, senti que poderia superar medos e inseguranças. Comecei a praticar várias posturas em casa e fui sentindo mais coragem para enfrentar desafios, vencer inibições, ter mais autoconfiança, dirigir no trânsito com tranquilidade.

Meu professor desenhava as posturas (asanas) em um quadro negro, que copiávamos em um caderno, com os nomes e benefícios das posturas. Ainda hoje, guardo esse caderno com carinho, pois foi importante para mim, principalmente quando pratiquei sozinha durante alguns anos.

Nas aulas, percebi que havia algo além das posturas físicas, que existia uma energia que fluía dentro de mim, do professor e das outras alunas. Descobri nesse momento, que eu não era somente o corpo físico. E, isso foi uma vivência importante que me motivou a continuar sempre praticando yoga.

Muitos anos depois, já morando em Santos, pratiquei hatha yoga durante uma gravidez e foi ótimo em todos os aspectos . E, com certeza, ajudou também minha filha, pois como senti mais tranquilidade e confiança, eu enviava esses sentimentos para ela, antes de nascer.

Continua após publicidade

Continuei praticando ao longo de minha vida, obtendo muitos benefícios tanto para o corpo como para minha mente. Pratico diariamente a meditação e canto mantras que me conduzem a níveis calmos e profundos, me conectando com o espaço tranquilo do Ser interior.

Li muitos livros, fiz muitos cursos no Brasil e nos Estados Unidos, me tornei professora de hatha yoga e meditação. Ensino, com muita gratidão, esses ensinamentos milenares que me transformam a cada dia para melhor.

Com a prática regular da hatha yoga, temos muitos benefícios como flexibilidade, melhora do alongamento e postura corporal, tonificação muscular, prevenção de lesões, fortalecimento das articulações, mais equilíbrio e autoconfiança. Melhora a atenção e concentração, diminui o estresse, a depressão e ansiedade.

Continua após publicidade

Viver no momento presente ajuda a ser feliz

Um dos treinamentos da hatha yoga e da meditação que gosto muito e tem me ajudado a ser feliz, é viver o momento presente. Antes dessas práticas, eu vivia no passado ou no futuro e, portanto, tinha uma mente inquieta, ansiosa e medrosa.

O yoga nos ensina a contemplar o momento presente, sem julgamentos, sem remoer fatos passados e sem expectativas pelo futuro. Isso traz apaziguamento, bem-estar e paz da mente.

Para esse treinamento de estar presente, é muito importante praticar as posturas da hatha yoga com atenção, desenvolvendo a consciência corporal, a consciência dos movimentos e a consciência da respiração. Usamos o corpo para deixar a mente mais receptiva e mais calma.

Com concentração e relaxamento ao mesmo tempo, vamos prestando atenção nas sensações despertadas por cada movimento. Vamos desenvolvendo uma percepção mais sutil, percebendo nosso corpo sutil, o corpo de energia.

Como as posturas aquietam as ondas da mente, entramos em níveis de Alfa ou Teta (níveis cerebrais e mentais mais profundos) de onde surgem sentimentos elevados, como compaixão, perdão, amor, compreensão, sabedoria, devoção a Deus.

Ao observar a respiração durante as posturas e a prática de exercícios respiratórios (pranayama), corpo e mente se acalmam, e assim, os sentidos se voltam para dentro. Praticando dessa maneira, é como se meditássemos em cada postura. Vamos deslizando para níveis tranquilos, encontrando um espaço de paz em nosso interior.

Patanjali, que foi o codificador do yoga, disse em seus Yoga Sutras, no Sutra II:

“Yoga é aquietar as ondas da mente”. É cessar as modificações da mente que causam sofrimento e inquietação. É acalmar essas flutuações, eliminando preocupações, aflições, estresse, tristeza e medos.

Patanjali em seus Yoga Sutras, delineou oito ramos do yoga. (clique aqui e leia). E um deles é pratyahara, atrair os sentidos para dentro. Com essa prática, você se torna calmo e livre da atração dos sentidos.

No caminho do yoga, a hatha yoga tem sua importância. Suas posturas psicofísicas tornam o corpo mais forte e flexível. Mas ainda assim, todo o propósito da hatha yoga é atrair a atenção para dentro.

Aquietando sua mente, através das posturas da hatha yoga, você vivencia pratyahara, e aplica a disciplina do silêncio aos sentidos. E dessa maneira você ensina seu corpo a disciplina do silêncio para que ele experimente tranquilidade em suas todas as suas ações.

Na medida em que movimentamos o corpo a cada respiração, na medida em que aquietamos o corpo a cada respiração, nós conduzimos o corpo a um alinhamento. E um dos frutos valiosos da hatha yoga é pratyahara, o afastamento dos sentidos da atenção externa.

Pratique hatha yoga e transforme sua qualidade de vida, ficando em forma tanto fisicamente como emocionalmente e mentalmente. Adquira mais saúde, serenidade, rejuvenescimento. Aprenda a viver o momento presente e assim alcance uma mente pacífica, com mais alegria de viver e entusiasmo.

Pilates e hatha yoga

Descobri há alguns meses a prática de Pilates e estou gostando muito dessa atividade. Além de me ajudar a praticar melhor as posturas da hatha yoga, estou sentindo muitos benefícios como melhora das dores nos joelhos, da minha postura, do meu equilíbrio. Os desafios de alguns movimentos me fazem superar medos naturais do corpo, e estou me sentindo mais jovem e bem disposta.

Esse método trabalha ativamente a respiração e isso aperfeiçoa o funcionamento dos pulmões. E como os movimentos devem ser feitos de forma consciente e controlada, melhora nossa capacidade de concentração e a consciência do próprio corpo.

Como disse o fisioterapeuta, Eduardo Freitas da Rosa, da Associação Brasileira de Pilates, do Rio Grande do Sul: “Pilates é um método que leva ao desenvolvimento do corpo funcional. A pessoa passa a fazer atividades cotidianas sem dores ou limitações. A vida se torna mais saudável, ou seja, atinge-se o completo bem-estar físico e mental”.

E ele acrescenta: “Pelo fato de o Pilates trabalhar bastante o abdômen, os glúteos, a musculatura os membros inferiores e região pélvica, evita patologias como incontinência urinária. E já que não promove desgaste por impacto, mostra-se ideal para quem tem problemas articulares, como artrose, e ósseos, como osteoporose”.

Procure um local especializado, com bons fisioterapeutas e descubra você também os benefícios do Pilates. Entenda que para a saúde e bem-estar do corpo físico, ele precisa ser exercitado de maneira adequada, com regularidade e disciplina. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você!