imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

É possível ser feliz mesmo se achando feio?

Acho importante cada um de nós olhar para suas várias qualidades

por Eduardo Ferreira Santos

"O que fazer quando você se acha feio? Eu sei demais sobre a vida... mas como ser feliz se achando feio?"

Resposta: De fato, a sociedade atual valoriza demais o que é rico e belo, dando uma importância exagerada nos valores estéticos em detrimento dos éticos.

No entanto, cada um de nós apresenta um conjunto de valores pessoais que deve ser avaliado como um TODO e não apenas por esses valores superficiais e vazios.

Valores MORAIS e PERSONALIDADE FORTE podem e devem ser valorizados.

Uma pessoa, ainda que se ache feia esteticamente perante essa sociedade de consumo atual, deve procurar por pessoas que levem em consideração os valores mais profundos (e éticos) do ser humano.

Por outro lado, vale a pena lembrar a fábula do "Patinho Feio", cuja feiura estava centrada apenas por estar no "lugar errado", querendo ser aceito por aqueles que, embora fossem patos, não aceitavam o cisne que ele era.

Assim, meu caro, acho importante cada um de nós olhar para suas várias qualidades e alguns defeitos, procurando aprimorar o que é BOM e cuidar do que é ruim, além do que procurar o "seu espaço" na sociedade, onde seus valores sejam reconhecidos.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?