Saiba o que é e conheça os benefícios do consumo de edamame para a saúde

por Jocelem Salgado

Hoje vamos falar sobre um alimento que além de estar em destaque no nosso dia a dia é considerado o principal produto do agronegócio brasileiro: a soja.

Continua após publicidade

Neste artigo vou discutir e explorar uma nova maneira de apresentação dos grãos de soja. A nova modalidade, muito utilizada na Ásia, é o consumo dos grãos de soja ainda verdes e leva o nome de edamame.

Em virtude de seus benefícios, com destaque para a redução do colesterol ruim e o aumento do colesterol bom, a soja deixou o berço chinês para ir à mesa dos consumidores de todo o mundo como ícone de uma alimentação balanceada. Tópico de muitos estudos, ela ganha cada vez mais espaço no mercado.

Atualmente, pode ser consumida das mais diversas formas, desde óleo vegetal e até mesmo como sorvete.

A soja pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. Essa leguminosa chegou ao Brasil via Estados Unidos, em 1882, e desde então vem se destacando pelos seus inúmeros atributos e formas de utilização.

Continua após publicidade

Há milhares de anos a soja é reconhecida como um alimento de qualidade por seu alto teor energético e pela excelência de sua proteína. Recentemente as pesquisas mostraram que a soja além de apresentar um excelente valor nutricional, contém em sua composição, vários compostos bioativos entre eles os isoflavonoides (especialmente as isoflavonas ginesteína e daidzeína), que consumidos juntamente com a proteína apresentam benefícios cientificamente comprovados no tratamento alternativo dos sintomas da menopausa e do climatério.

Rica em fibras, vitamina B, ácido fólico, iodo, magnésio, potássio e fósforo, a soja demonstra também efeitos benéficos na prevenção de tumores, aterosclerose e na redução do mau colesterol (LDL).

Mas afinal o que é o edamame? Quem já ouviu falar em edamame?

Continua após publicidade

O edamame nada mais é que grãos imaturos de soja, ou seja, os grãos de soja ainda verdes. As vagens imaturas de soja são colhidas a partir das plantas e em seguida inseridas no vapor ou fervidas em água por até 20 minutos, temperada com sal ou tempero.

Estudos realizados sobre o valor nutricional do edamame relatam a presença da luteína e do betacaroteno. Sabe-se que a luteína é um pigmento amarelo encontrado nos alimentos e que o nosso organismo não consegue sintetizá-lo e que deve ser oferecido ao organismo através da alimentação.

Pesquisas demonstram que esses compostos além de prevenir o câncer de colon têm ação na preservação das funções visuais, protegendo a retina de lesões solares e degenerações maculares. Quanto ao betacaroteno, são atribuídas ações antioxidantes e antioncogênica ressaltando que o teor de betacaroteno diminui com o amadurecimento dos grãos de soja.

Quanto aos minerais, os grãos de soja verde destacam-se pelo teor considerável de cálcio, fósforo e potássio.

Além dos benefícios descritos acima, o edamame oferece 582 Kcal por 100gramas de grãos, podendo ser considerado uma boa fonte de energia.

E para finalizar deixo uma dica, de como incluir este grão verde como parte da nossa alimentação! Que com certeza poderá ajudar a tirar a nossa saúde do vermelho.

Sopa de ervilha e edamame

Além de diversos benefícios à saude o edamame é uma excelente fonte de energia

Sopa

1 cebola picadinha
1 talo de salsão picadinho
2 colheres de sopa de azeite
3 xícaras de edamames sem casca
1 xícara de ervilhas verdes congeladas
4 xícaras de caldo de legumes
Sal a gosto

Modo de fazer

Aqueça o azeite numa panela em fogo médio. Adicione a cebola e o salsão e cozinhe por 10 minutos. Junte os edamames, as ervilhas e o caldo de legumes. Aumente o fogo e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Remova a sopa do fogo e deixe esfriar uns minutos. Bata tudo no liquidificador com muito cuidado. Coloque a sopa novamente na panela e reaqueça se necessário.