Me separei e o meu filho perdeu o interesse pelos estudos. O que eu faço?

por Threreza Bordoni

"Tenho um filho de 11 anos, sou separada o pai é ausente, e sinto que isso tem influenciado bastante em sua vida. Ele está muito disperso e não estuda."

Continua após publicidade

Resposta: Seu filho esta passando por um momento de transformação. Em breve ele será um adolescente. Aos 11 anos a criança perde algumas referências de base; como na escola onde há uma mudança brusca de padrões da 4ª série para a 5ª série e também físicas com a pré-adolescência. É preciso que você leve em conta essas mudanças ao se relacionar com ele.

Outro ponto é que nessa idade a presença paterna e muito importante e com certeza seu filho sentirá falta e manifestará isso. Talvez através de comportamentos como o que você descreve. Busque o dialogo franco e aberto, envolva-o, peça que ele assuma junto com você o momento pelo qual estão passando e proponha para ele que você seja além de mãe, sua amiga. Porém, não esqueça de seu papel de adulta da relação, de quem é responsável por colocar os limites. Ao fazer isso esteja segura e seja firme nas decisões. Lembre-se que o mais importante é o equilíbrio, não imponha limites cruéis e também não compre brigas desnecessárias. Com bom senso observe aquilo que realmente deve ser punido e o que merece apenas um conversa. Por último procure a escola peça a ajuda para o melhor envolvimento dele com os estudos.