Ela acha que sou muita areia para o seu caminhão. O que eu faço?

por Rosemeire Zago

"Tenho uma namorada – agora ex – que me deixou alegando não ser uma pessoa digna de meu amor. Ela se acha gorda, incapaz de ter uma profissão e incapaz de se integrar à minha familia. Mas ela tem varios dons, como cuidar das pessoas como enfermeira. Como posso ajudá-la?"

Continua após publicidade

Resposta: autoestima baixa e falta de amor-próprio podem interferir diretamente na relação afetiva, pois faz com que a pessoa não se sinta merecedora de receber amor e isso pode estar relacionado com diversos fatores no seu histórico de vida. Por mais que você diga algo, talvez ela não acredite, pois parece se sentir inferior. A pessoa mais indicada para ajudá-la, é ela mesma ao se conscientizar de seus próprios valores ou mudar o que lhe causa insatisfação. Mas você pode incentivá-la a se conhecer mais, reconhecer seus valores, suas conquistas e assim elevar sua autoestima e amor-próprio. Mas creio que demonstrar o amor que sente por ela seja o maior diferencial para que ela perceba os reais valores que tem para se permitir amar e ser amada.

Minha vida fora do namoro é muito boa. Será que gosto dele?
Namoro há dois anos e oito meses, pretendemos nos casar, mas quando estou longe dele é como se eu pudesse viver muito bem uma vida sem namorado. Isso me deixa muito confusa. Será que realmente gosto dele?

Resposta: Ninguém poderá te dar uma resposta para sua pergunta, pois ela está dentro de você. Porém o fato de você questionar seus sentimentos demonstra que está em dúvida do que sente. O que você espera de um relacionamento, está tendo com seu namorado? O que está lhe faltando? O que considera importante para casar? O que fez com que colocasse seus sentimentos em dúvida, aconteceu algo? Pense sobre isso e responda a si mesma essas perguntas.

Na dúvida o mais indicado é observar, analisar e refletir muito sobre seus valores e sentimentos, não tomando nenhuma decisão ou atitude até que tenha certeza do que quer para você. O objetivo para fazer uma psicoterapia é acima de tudo para elevar o autoconhecimento. Se não está conseguindo responder suas perguntas, ter certeza do que quer e sente, conhecer-se mais poderá ser muito válido. Isso não quer dizer que o profissional irá dizer o que fazer, mas poderá facilitar com que descubra suas próprias respostas.

Continua após publicidade

Meu marido acaba com minha autoestima e não me dá sossego. O que eu faço?
Sempre tive uma boa autoestima, me considero uma pessoa inteligente e bonita. Porém, desde que me casei há um ano, perdi completamente o bom conceito que tinha a meu respeito. Meu marido é uma pessoa altamente dependente. Está sempre me cobrando atenção. Não passo mais tempo comigo, quando estou em casa, se faço uma atividade sozinha, ele inventa mil motivos para me desviar, até eu desistir.

Isso não ocorria antes de se casarem? O que mudou após seu casamento? Se ele te cobra atenção é porque ele não recebe o quanto gostaria. Será que ele te cobra muita atenção ou você lhe dá pouca? O fato de você ser individualista não pode estar gerando insegurança por parte dele? É claro que é importante cada um ter um tempo para si mesmo, mas desde que isso não comprometa o relacionamento e vice-versa. Vocês passam tempo suficiente juntos para que as necessidades de cada um sejam supridas? É preciso que vocês descubram um ponto de equilíbrio que deixem os dois satisfeitos. Isso só pode ser obtido através de muita conversa, onde cada um possa falar sobre suas necessidades e expectativas até chegarem num ponto que satisfaça a ambos.