Medicamentos para emagrecer podem desencadear hipertensão arterial pulmonar

Da Redação

Num país com mais de oito mil quilômetros de praias, como o Brasil, o número de pessoas que fazem regime e usam medicamentos para emagrecer é elevado. Mesmo com orientação médica, inibidores de apetite podem causar um problema difícil de ser previsto, graças aos efeitos de sua ação sobre o coração e pulmões: a Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP).

Continua após publicidade

Essas relações começaram a ser notadas já nos anos 1960, quando uma epidemia da doença ocorreu na Europa, logo após a liberação do uso desses medicamentos no continente.

“Alguns mecanismos de ação dos remédios para emagrecer, como os efeitos de contração das veias e artérias do coração contribuem para um remodelamento dos vasos pulmonares, o que pode propiciar o desenvolvimento da HAP”, explica a cardiologista pediátrica Cyanna Ravetti. “Esses medicamentos atuam sobre neurotransmissores como a serotonina e dopamina que dentre outros efeitos físicos podem ocasionar um efeito que chamamos de vasoconstrição”, detalha.

Uma pessoa predisposta a desenvolver a HAP pode apresentar o problema de uma hora para outra durante uma dieta com inibidores de apetite. “Importante frisar que não é o regime, mas sim o uso de medicações que expõem o paciente a um risco relativo maior. Existem estudos que demonstraram que alguns medicamentos para emagrecer tiveram associação preferencial com HAP, sendo mais forte essa associação com o uso prolongado”, ressalta. Desde 1996 estudos científicos comprovam que uso por mais de três meses desses medicamentos podem desencadear a doença.

“De modo geral os inibidores de apetite levam a um desenvolvimento acentuado da musculatura vascular levando ao aumento do ventrículo direito do coração, o que pode ser um gatilho para quem está propenso à doença e um agravante dos sintomas para os portadores da HAP”, explica.

Continua após publicidade

Para evitar possíveis problemas, sempre que uma pessoa desejar realizar uma dieta, o indicado é que ela procure um médico que a oriente. Associações de medicamentos para emagrecer não recomendadas por especialistas podem aumentar muito o risco do paciente desenvolver HAP.

Hoje, estima-se que 10% dos pacientes portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar no mundo sejam de causa familiar. “O ideal é ser preventivo: se houver casos de HAP na família a atenção deve ficar redobrada. É importante que todos os parentes de primeiro grau sejam investigados (irmãos, pais e filhos) para diagnosticar a doença, por meio de um ecocardiograma quando um novo caso for descoberto”, alerta a médica.