Emagrecer para o verão: ainda dá tempo?

por Simone Sarti

"Gostaria saber como faço para perder uns 4 kg até o verão?"

Continua após publicidade

Resposta: O emagrecimento deve ser sempre um processo gradual, acompanhado de hábitos saudáveis e reeducação alimentar.

É claro que você pode e deve começar agora para se preparar para o verão, porém você deve saber que, se você não estava fazendo nada, até agora, em termos de exercício, você vai passar por uma fase de adaptação, para depois entrar no seu real objetivo.

Os reais e melhores resultados nunca vão chegar a curto prazo (semanas). Sempre a médio e longo, mas a boa notícia é que modificações fisiológicas, já começam a acontecer a partir do momento que você começa a se exercitar. Você vai ter mais disposição, vai começar a dormir melhor e isso dará mais ânimo e disposição para os próximos treinos.

Não almeje resultados muito distantes da atual realidade. Agora perder 4 kg que você mencionou, é perfeitamente viável e de forma saudável, pois você pode programar-se para perder de 1,5 a 2,0 kg nos primeiros trinta dias e continuar com essa média nos trinta seguintes. Para isso seja dedicada e persistente.

Continua após publicidade

Aqui vão as duas principais mudanças e mais algumas dicas

1ª) Exercício já!

Musculação ou ginástica localizada, acompanhada de um trabalho aeróbio (esteira, caminhada na rua, bicicleta e outros) gradualmente até atingir 45 minutos com controle da frequência cardíaca

Continua após publicidade

2ª) Mudança na alimentação

Nesse primeiro momento, corte açúcares e gorduras. Sobremesas, só frutas e prefira as menos calóricas.

Não passe mais de 3 horas sem comer. Por isso, 5 refeições por dia. Café da manhã, almoço e janta, lanche da manhã e lanche da tarde que deve ser um yogurte light, ou uma fruta ou uma barra de cereal, por exemplo.

3ª) Dicas

Tente manter seu gasto calórico em alta. Mesmo nos dias em que não faz a ginástica, ande a pé, suba escadas,etc.

Nas principais refeições, modere na quantidade e escolha alimentos saudáveis. Uma consulta nutricional seria muito bem-vinda.

Também muito importante: Não desista depois que terminar o verão. A estética é importante e nos faz sentir muito bem psicologicamente, mas o impacto na sua saúde é muito mais valioso.