Tenho de 17 anos e a possibilidade de começar a trabalhar na empresa do meu pai

por Roberto Santos

"Mas tenho medo de não me adaptar e das responsabilidades."

Continua após publicidade

Resposta: Talvez você esteja se cobrando demais quanto às responsabilidades de seu primeiro emprego. Sentir-se responsável e cobrar-se por um bom desempenho são atitudes importantes, mas se exageradas e precoces podem ser prejudiciais, gerar sentimento de insegurança e indecisão. Quando se é jovem pode-se arriscar mais, tentar trabalhos e empregos, pois se pode ter, como é seu caso, um respaldo familiar. Essa etapa da vida profissional é de aprendizagens e não necessariamente de grandes e rápidos progressos financeiros e de realizações.

Você fala que seu pai ter uma empresa é um problema mas vejo esse fato como uma solução, mesmo que seja como um passo para ir ao mercado buscar outros empregos. O trabalho em empresa familiar não precisa começar com a responsabilidade de "tocar o negócio". Você vai começar com um laboratório, observando, aprendendo atitudes e comportamentos aceitáveis e deploráveis no ambiente profissional.

Dependendo dessa experiência, você poderá crescer gradativamente na empresa de sua família ou alçar vôos em outras, mas já com um registro de uma experiência importante – a sua primeira experiência profissional que, sendo positiva, vai marcar toda sua vida profissional daí por diante. Por isso, dedique-se a fazer o melhor que pode em sua idade, formação e experiência, pedindo a seu pai que o trate como qualquer outro funcionário nas mesmas condições para formar os alicerces de sua carreira. Sucesso para você!

P.S.: Preciso aproveitar a oportunidade para orientar aos leitores em geral, você incluído, sobre os perigos do uso da linguagem, semântica e gramática de MSNs e Torpedos em outras comunicações como redações na escola, vestibular, trabalho, e-mails, etc. Seu e-mail foi bastante corrigido antes da publicação para facilitar a compreensão geral. O uso de acentos, pontuação e a grafia correta das palavras podem não ser relevantes para o papo com a galera no MSN em que a rapidez dos chats é mais importante que a forma e a precisão, mas transpostos para outros meios e fins da comunicação, podem ser prejudiciais à imagem que se projeta.

Continua após publicidade