imagem de capa

Nuno Cobra é o 'guru' de Lula e FHC

por Angelo Medina

Ultimamente, quando fala de improviso em seus discursos e, mesmo em conversas informais com amigos, o presidente Lula tem citado trechos do livro 'A Semente da Vitória' de Nuno Cobra, com mais 400 mil exemplares vendidos.

Para embasar sua verve otimista, o presidente mais uma vez recorreu ao livro, ao lançar o programa 'Viva Brasil'. Veja o trecho:

"Eu estou lendo um livro de um cidadão que foi professor de educação física, instrutor do Abílio Diniz, e tem uma coisa que ele diz que chamou minha atenção: muitas vezes, as nossas atitudes negativas passam mensagem negativas para o nosso centro processador cerebral, que retransmite para o resto do corpo e a gente passa a viver coisas negativas, quando poderíamos viver coisas positivas".

Vya Estelar - O senhor virou 'guru' do presidente?

Nuno Cobra - Não sou 'guru' coisa nenhuma, né?

Vya Estelar - Ele já citou trechos do seu livro em discursos. O que o senhor achou disso?

Nuno Cobra - Eu achei bárbaro e fiquei impressionado porque ele falou exatamente (diz com ênfase) o que está no livro. 'Decorou', o cara vivenciou, vibrou, aprendeu... Ele não leu assim por ler.

Vya Estelar - O senhor gostou então dele ter lido o livro?

Nuno Cobra - Nossa, gostei demais. O Fernando Henrique leu também, seguia tudo, apenas não falou.

Vya Estelar - Como o senhor ficou sabendo?

Nuno Cobra - Através da minha irmã (deputada federal Zulaiê Cobra Ribeiro - PSDB-SP).

Vya Estelar - Em função de ansiedade e do próprio cargo o presidente Lula engordou nos últimos tempos e disse que não consegue fazer dieta... (Nuno interrompe)

Nuno Cobra - Mas é claro, naquele lugar lá, o cara endoidece.

Vya Estelar - O que o senhor recomendaria para ele?

Nuno Cobra - Ele tem que ter um tempo pra ele, se ele não cuidar dele, não vai cuidar de nada. Ele tem que cuidar com devido tempo e de forma correta do seu corpo: sono reparador, alimentação, respiração, relaxamento, caminhada ou corrida.

Nuno Cobra é formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico de Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, Abílio Diniz entre outros. É autor do best-seller A Semente da Vitória


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

O que você achou do novo Vya Estelar?