Menos sofrimento significa aprender a lidar com o ego

por Emilce Shrividya Starling

O grande inimigo do amor é o ego. Quando as pessoas vivem atoladas no ego, existem conflitos, discussões, brigas entre os relacionamentos, no casamento, entre pais e filhos, amigos e funcionários.

Continua após publicidade

Como disse Einstein: "Onde há amor não há imposição".

O ego é a imposição, sentimento de posse, autoritarismo, inveja, ódio, ciúmes, avareza. Ele se disfarça nos recantos escuros de nossa mente como ressentimento, melindres, medo, raiva acumulada, mágoas, sensibilidade excessiva às criticas.

Vamos refletir sobre o ego para percebermos como ele atua em nós.

O ego é a crença em um 'eu' separado dos outros. Não se acredita que o mesmo Ser interior habita em cada um de nós. Esse ego cria o orgulho e o egocentrismo em três processos.

Continua após publicidade

Existem três tipos de ego:

– Sentimos que somos melhores do que os outros que estão em situação menos favorável.

– Sentimos que somos superiores aos outros porque não vemos a igualdade entre nós.

Continua após publicidade

– Sentimos que estamos espiritualmente ou materialmente melhor do que os outros.

A emoção negativa do orgulho surge da crença que somos melhores que os outros. Isso gera arrogância, desarmonia, inimizade. Enquanto acreditarmos que somos superiores aos outros, não aprendemos com eles.

Precisamos de humildade para perceber as qualidades até nas pessoas que erram. Geralmente, elas têm algo de bom para nos ensinar. Mesmo que seja para não agir errado como elas.

Muitos casamentos e relacionamentos terminam ou as pessoas vivem brigando por causa do ego, da competição, de querer impor sua vontade ou não permitir que o outro seja livre para se realizar no que for essencial para ele.

Osho, que foi um grande Mestre iogue, nos ensinou que podemos e devemos renunciar a muitas coisas para ter bons relacionamentos, mas que nunca podemos renunciar ao que for essencial para nós.

Temos que purificar o ego negativo, impróprio, que é nosso inimigo interno, e causador de sofrimento em ego positivo ou próprio. É um trabalho árduo, de determinação e vontade firme da alma. É o desenvolvimento de qualidades como humildade, tolerância, compreensão, paciência, equanimidade, sentimento de igualdade com bondade e boa vontade de ajudar ao próximo.

Quem tem muito ego é raivoso, infeliz, invejoso do sucesso e boa sorte dos outros. A inveja traz sofrimento, destrói a alegria, e assim impede que a própria pessoa realize seu próprio bem-estar. Quando a pessoa vai abandonando esse ego negativo, ela se liberta da inveja, ciúmes e pode realizar seus próprios desejos, encontrando paz e alcançando a prosperidade.

Esses sentimentos do ego impróprio são como venenos da mente que agem como toxinas mentais negativas. Essas energias se expressam em nossos pensamentos, palavras e ações causando sofrimento contínuo a nós e aos outros.

Precisamos aprender a lidar com o ego e essas emoções negativas, usando a "inteligência emocional" e nos libertando dos sentimentos ruins para nosso corpo e mente.

É importante nos libertar dessas armaduras pesadas do ego que não fazem outra coisa a não ser nos prejudicar, tornando-nos infelizes, tímidos, insatisfeitos.

Como vencer o ego negativo? Como purificá-lo e transformá-lo em um ego positivo? Como vencer o ego que acha que está sempre certo e toma crédito pelas coisas que faz?

Ele, frequentemente, se sente acusado, pensa ou diz: "Como puderam fazer isso comigo?"

Para vencê-lo você precisa conhecê-lo melhor. O ego está sempre tenso, em guarda, esperando para se defender. Sempre na defensiva e muito sensível, ele se irrita com a mais leve insinuação de critica ou insulto.

Você precisa dissolver e demolir essa fortaleza do ego para viver com leveza, respirar livremente. Mas, como vencer essa muralha do ego que sufoca a alegria na sua vida?

O que o Yoga nos ensina não é difícil, mas depende de seu auto esforço, da sua determinação e vontade de vencer o ego.

Procure aceitar os pontos de vistas diferentes dos seus. Muitas vezes, o que você considera delicioso e bom, pode ser intragável ou ruim para seu amigo. Existem muitos gostos e aversões. E todos julgam suas percepções como verdadeiras.

Com todos esses pontos de vista irreconciliáveis, como o amor pode ser sentido e se expandir?

O ego cria muros de fortaleza dentro de você que lhe impendem de sentir o amor. Para acessar esse amor, é necessário purificar o ego negativo e transformá-lo em um ego positivo que possa refletir o amor interior. É necessário ultrapassar a inconstância dos desejos excessivos dos sentidos e da mente para alcançar os recessos profundos do amor em seu coração.

Descubra os caminhos do amor como a gentileza, bondade, amizade, confiança e aceitação. E dessa maneira, vença o ego, o orgulho.

O amor vence o ego e o medo. A amabilidade, altruísmo e generosidade sustentam o amor. Compaixão, empatia e caridade encarnam o amor. Boa vontade e benevolência derramam amor. Atitudes simples como cortesia, respeito, um sorriso, um bom dia amistoso, um abraço carinhoso na sua mãe ou filha transmitem amor.

Como diz a Mestre Yogue Gururmayi: "Comece glorificando a Deus, valorizando sua vida, admirando as pessoas e compartilhando coisas boas com os outros, plantando as benéficas sementes das virtudes ao longo do dia, checando suas emoções e certificando-se antes de dizer ou fazer algo, de que aquilo irá beneficiar os outros e sendo corajoso o suficiente para permitir que o ego o transforme".

Quando o ego se deixa transformar, você terá a experiência do Amor. É um banho purificador. Quando você diz: "Eu sinto muito." "Eu errei. Desculpe-me". " Me perdoe", com vontade sincera de mudar, o amor é liberado em seu interior.

Nesse momento você se torna forte, transcende o ego e é capaz de acreditar no amor.

Para essa purificação do ego, priorize passar algum tempo consigo mesmo, meditando, relaxando, orando com devoção. Ouça músicas suaves ou mantras que lhe interiorize. Busque essas práticas que acalmam a mente e lhe conduzem para o silêncio de estados mais profundos.

Reconte suas bênçãos diárias e liberte-se da tirania e insatisfação do ego.

Namaste! Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!