Cortar pensamentos negativos pela raiz diminui ansiedade

por Emilce Shrividya Starling

O ritmo das mudanças sociais, tecnológicas e ambientais está mudando de maneira acelerada e, se não dispusermos de tempo para assimilar todas essas mudanças e nos adaptarmos a elas, nos tornamos mais estressados.

Continua após publicidade

Esse ritmo cada vez mais rápido da vida diária nos distancia de nós mesmos, contribuindo para aumentar nossa ansiedade. Ficamos desconectados conosco, com os outros, com a natureza, com a comunidade, com Deus em nosso interior. Isto tira nossa segurança e estabilidade. E, muitas vezes, percebemos as coisas como ameaças à nossa segurança e bem-estar.

Atualmente as pessoas não têm contato com a natureza, dirigem em alta velocidade, comem de maneira apressada, passam muito tempo alienadas vendo TV ou no computador. Vivem isoladas em casas ou apartamentos e não conhecem seus vizinhos. Algumas pessoas mudam para longe dos pais, irmãos e criam seus filhos em famílias isoladas.

Vivemos em uma época de ansiedade e de violência. Muitos se sentem desconectados da própria alma por causa dos vícios, do trabalho excessivo, das carências afetivas e materiais.

A sociedade cobra que sejamos perfeitos, sempre jovens e bonitos, incentivando com propagandas o consumismo, o prazer instantâneo, o materialismo. Isso aumenta o vazio e depressão que alguns sentem.

Continua após publicidade

Formas de lidar com a ansiedade

Para lidar com sua ansiedade é necessário que você entenda as causas e o tipo de sua ansiedade. Compreender que ela pode se manifestar de diferentes maneiras e intensidade.

Vamos compreender um pouco mais sobre a ansiedade como nos explica o livro “Acabe com a ansiedade antes que ela acabe com você”, de Edmund Bourne e Lorna Garano.

Continua após publicidade

A ansiedade é uma reação fisiológica, comportamental e psicológica ao mesmo tempo. Para enfrentar a ansiedade é preciso aprender como reduzi-la em todos esses níveis.

No nível fisiológico, aprender a reduzir as reações fisiológicas como aceleração dos batimentos cardíacos, tensão muscular, náusea, sudorese.

No nível comportamental, aprender a eliminar o comportamento de fuga que impede de lidar com as situações cotidianas.

E, no nível psicológico, aprender a lidar com sua mente, diminuindo os pensamentos de preocupação e inquietude.

Ela pode variar de uma simples sensação de inquietação ou um ataque de pânico, com palpitações, tontura, medo exagerado. Se não está vinculada a nenhuma situação especial e surge do nada é chamada ”ansiedade generalizada” ou “ataque de pânico espontâneo”.

Se a ansiedade aparece somente em resposta a uma situação específica, é denominada de “ansiedade situacional” ou” ansiedade fóbica”.

A ansiedade situacional tende a ser irrealista, incoerente e desproporcional com a realidade. E ela se torna fóbica quando você começa a evitar essa situação, ex: para de dirigir, de andar de elevador, de se sociabilizar, fugindo das várias situações de que tem medo.

Dificuldades imaginárias

Muitas vezes, apenas o fato de pensar nessas situações, pode manifestar a ansiedade e fobias. E aí, surge a ansiedade antecipatória, se angustiando sobre o que poderia acontecer se tivesse que enfrentar essas situações ou dificuldades imaginárias.

É importante compreender a diferença entre a ansiedade espontânea que surge sem motivo aparente e pode ir diminuindo aos poucos, em um espaço de mais ou menos uma hora. Mas a ansiedade antecipatória, que surge somente pelo fato de pensar na situação temida, pode perdurar por muito tempo, até por dias.

É normal sentirmos ansiedade nas várias situações do dia a dia, enfrentando desafios, vivenciando perdas, doenças, fracassos e até mesmo os nossos sucessos. Porém, temos que eliminar os transtornos de ansiedade que paralisam nossa capacidade de agir e de se expressar livremente.

Desacelere e seja mais você

Diminua o ritmo de sua vida. Desacelere o modo como anda, como dirige, como faz suas atividades cotidianas. Não brigue com o ritmo natural de seu corpo. Simplifique seu estilo de vida. Permita ser simplesmente você.

Priorize tempo diariamente para repousar e meditar. Organize sua agenda semanal para fazer hatha-yoga, musculação, fazer caminhadas.

Ouça músicas relaxantes, suaves ou mantras. Tenha contato com a natureza, pise descalço na terra, na areia. Observe o pôr-do-sol e o amanhecer. Admire a beleza e variedade das plantas, flores, do mar, das montanhas, do ambiente ao seu redor.

Cuide de sua saúde. Mude seus hábitos alimentares, comendo de maneira saudável e equilibrada. Evite açúcar branco e doce em excesso, refrigerantes, muitos cafezinhos ao dia, comidas com farinha branca, gordura e frituras. Substitua por cereais integrais, legumes, verduras, sucos naturais e frutas.

Mude seu discurso interno, aprendendo a prestar atenção aos seus pensamentos, não alimentando pensamentos fantasiosos e incoerentes pelo futuro. Continue atento às frases que começam com E se… , e se… (clique aqui) e corte na raiz os pensamentos negativos.

Incorpore esses bons hábitos em sua vida e perceba como vai diminuindo os níveis de ansiedade em sua vida e em sua mente. Fique em paz! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!