Para amar alguém é preciso, primeiro, aprender a gostar de você

por Antônio Carlos Amador

Às vezes buscamos um relacionamento afetivo com a expectativa de nos sentirmos completos e felizes, procurando obter algo que está fora de nós.

Continua após publicidade

E é inevitável que isso resulte em decepção, ressentimento, sofrimento e frustração, sentimentos que acompanham o processo de crescimento. Ainda assim nos apegamos a alguns relacionamentos por insegurança emocional ou então passamos de um a outro, em busca da outra metade da laranja.

Noutros tempos a maioria das pessoas se apegava pela vida toda a um relacionamento que embora fosse insatisfatório, lhes proporcionava estabilidade material e emocional.

Atualmente estamos compreendendo cada vez mais que é possível ter uma intimidade maior, uma vitalidade e uma paixão mais consistentes num relacionamento afetivo. Queremos abandonar os velhos padrões e sair em busca desses novos ideais, mas não sabemos como encontrá-los. Continuamos olhando para fora de nós mesmos, certos de que vamos encontrar o homem certo ou a mulher perfeita que cuide de nós, com quem seremos felizes; ou na expectativa de que nossos filhos ou nossos pais se comportem da maneira certa e que nos deixem muito bem.

Estamos confusos, frustrados e nossos relacionamentos parecem caóticos, sem que possamos lançar mão das tradições antigas para nos apoiar, nem de nada de novo que as substitua. Mas não podemos desistir, temos de avançar, enfrentando o desconhecido, para criar um novo nível de relacionamento.

Continua após publicidade

O que temos dificuldade de perceber é que os relacionamentos não estão fora de nós e que, na medida em que aprendamos a gostar de nós, estaremos prontos para receber o amor e a valorização que desejamos. Se formos autênticos e tivermos um compromisso conosco atrairemos outras pessoas que tenham um compromisso semelhante.

Nossa disposição de ter um contato maior com nossos próprios sentimentos criará um espaço para a intimidade. Isso permitirá que possamos nos divertir com qualquer pessoa com quem estejamos, porque quando nos sentimos à vontade com alguém significa que, de alguma forma, nossas vidas se tocam, são interdependentes. Sentir a animação e a força do universo fluindo através de nós criará uma vida de sentimentos e de realizações apaixonadas, que iremos compartilhar com quem estivermos envolvidos.