imagem de capa

Minha amiga compete comigo e me deixa nos nervos. O que faço?

por Ana Maria Costa

"Tenho 15 anos e sou estudante do curso de edificações. Tenho uma amiga muito autoritária. Ela quer tudo do seu jeito e não aceita a opinião dos demais. Ela me deixa nos nervos. Não aguento mais. Ela é muito prepotente, egocêntrica e se acha a melhor. Há uma competição entre nós, já que tiramos notas altíssimas. Ela não sabe ser amiga, me maltrata e grita comigo na frente de todos. Queria saber o que fazer nessa situação, pois choro sempre. Fico vermelha de raiva, meu rosto fica rosado. Estou vivendo dias de terror. O que posso fazer?"

Resposta: O choro aparece porque esse é uns dos recursos internos frente à raiva. Você precisa desenvolver outras formas de se expressar para dizer o que quer, sem que para isso seja agressiva. Alguma insegurança pode estar aparecendo no momento em que a pessoa a agride. Reveja o que pensa sobre você, o que acha sobre suas atitudes e capacidades. Todos nós passamos por situações onde podemos acreditar que não damos conta e isso pode aparecer no momento de uma conversa mais difícil. O conteúdo da conversa ou a maneira como a pessoa fala com você pode acionar alguma insegurança.

Rever conceitos sobre si mesma, ou seja, conhecer melhor o que pensa sobre você ajudará a promover mudanças. Assim terá mais condições de enfrentar momentos de pressão. Veja se pode fazer terapia, um psicólogo poderá ajudá-la nessas questões.


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

O que você achou do novo Vya Estelar?