Quem tem escoliose pode fazer pilates?

por Milena Liste

"Gostei muito do seu artigo sobre pilates. Tenho escoliose, já fiz sessões de RPG por recomendação médica. Será que posso fazer pilates? Quanto tempo você acha que pode levar para notar os resultados? – correção da postura por exemplo. Quero praticar duas vezes por semana.

Continua após publicidade

Resposta: Como você não mencionou sua idade, caso você já tenha passado da fase de crescimento – mulheres crescem até mais ou menos 18 anos -, não há como corrigir estruturalmente e anatomicamente a sua coluna.

Mas você pode certamente cultivar o bom hábito postural através dos alongamentos aprendidos e praticados no RPG.

Você pode praticar piilates, de preferência, o de aparelhos com uma fisioterapeuta. O pilates clinico foi desenvolvido para pessoas como você, que fizeram RPG e buscam uma atividade mais vigorosa, dinâmica e que não prejudique a coluna e a patologia preexistente como uma escoliose severa ou hérnia discal.

O tempo de resultado é difícil quantificar. Para melhorar flexibilidade e força, se praticados com intensidade e frequência adequados, em 8 a 12 semanas vem o resultado.

Continua após publicidade

Converse com o fisioterapeuta que lhe aplicará o pilates, tire pessoalmente suas dúvidas e oriente se sobre quais exercícios e para que irá realizá-los.

Bons treinos!