Como saber se a paixão acabou ou apenas esfriou?

por Anette Lewin

"Tenho 20 anos e nunca namorei mais que 4 meses uma mesma pessoa, exceto minha atual namorada que ja está comigo há 1 ano. Fato, o namoro anda esfriando. Acredito que deva ser normal a falta daquela empolgação inicial com o passar do tempo, mas muitas vezes me paro para pensar: como saber se a paixão acabou ou apenas esfriou? É muito bom todo o tempo que passo ao lado de minha namorada, mas a falta daquela empolgação me preocupa, principalmente por haver outras pessoas que me despertam essa empolgação. Me sinto muito perdido em relação a tudo isso."

Continua após publicidade

Resposta: Toda empolgação se baseia no desconhecido; naquilo que não sabemos da pessoa com quem estamos; na reação que poderemos provocar numa pessoa com algum comportamento nosso ou na surpresa que a reação dessa pessoa pode provocar em nós. Com o passar do tempo a pessoa não nos surpreende tanto assim e já podemos, de alguma forma, prever seus comportamentos. Aí, aparece um outro tipo de sentimento que não é tão intenso, mas tambem é agradável e, sobretudo, confortável.

Portanto, o que você está sentindo é perfeitamente normal e esperado. Talvez você se pergunte o que deve fazer para sentir de novo aquela empolgação, não é? Bem, aquela do início, não dá para sentir, mas se você tentar surpreender sua namorada com novos comportamentos provocará novas reações. Fazer isso dá algum trabalho, mas em geral, vale a pena para que a relação não caia no marasmo. E para sentir aquela empolgação intensa que é tão mobilizadora, como fazer? Bem, se você pretende ter uma relação afetiva estável e monogâmica, vale buscar mobilização e riscos em outras áreas, como a profissional, novas amizades ou hobbies. Lembre-se que a relação afetiva é apenas um dos aspectos da vida e não podemos esperar que ela nos proporcione todas as emoções que desejamos viver.