Higiene segura na pia da cozinha exije uso de três esponjas

Da Redação

A esponja é a solução ideal para limpeza de uma pia repleta de louças, panelas e talheres? Nem sempre! O prazo de validade desses utensílios é curto e seu acondicionamento requer cuidados. Ao contrário de limpar, podem prejudicar a saúde.

Continua após publicidade

O que nem todos sabem é que as esponjas, escondidas no console da pia, são os alvos preferidos das bactérias, em geral, não tão limpas como deveriam ser, representam um perigo na cozinha. Assim como alimentos mal lavados e contaminados, esses fiéis escudeiros das donas de casa exigem atenção especial para que a família não fique doente.

Segundo Tiago Kotovicz, coordenador desse produto para um fabricante, as esponjas devem ser trocadas periodicamente assim com o recipiente que as acomodam precisam estar sempre secos.

“Pesquisas internacionais apontam que apenas 2 cm² de uma esponja de cozinha pode conter 10 mil bactérias. Como podem ver, as pessoas não devem lavar somente a louça, mas os equipamentos que limpam os pratos, copos, talheres”, afirma.

Com fazer a assepsia das esponjas

Continua após publicidade

O ideal é ter três: uma para copos e vidros/louças, outra para panelas e peças de metal, como formas e talheres e mais uma para ensaboar a superfície da pedra e da cuba da pia.

Após o uso, lave a esponja com água e sabão para remover restos de alimentos e gorduras. Retire o excesso de água e guarde em local limpo e seco, evitando o contato com outros produtos de limpeza. Para higienizar a esponja, coloque-a previamente lavada em um litro de água fervente por dez minutos. Remova a água e espere esfriar. Para finalizar, verifique se ela está bem enxuta e guarde em local limpo e seco. Repita esta operação a cada três ou quatro dias.