Os oito grandes motivos que levam o jovem a praticar esportes

por Renato Miranda

Os motivos pelos quais os jovens praticam esportes são muitos. Ao observar o comportamento daqueles que procuram a prática de esportes, chega-se à conclusão que fama, sucesso e ficar rico não são os motivos fundamentais. Esses motivos decorrem originalmente da formação que alguns jovens recebem de seus pais e treinadores, além disso, a dimensão que o esporte competitivo atingiu na sociedade contribui para tais motivações, que são reforçadas pela mídia que naturalmente influencia o comportamento dos jovens.

Continua após publicidade

Ao não considerar os motivos acima como fundamentais para jovens aderirem e permanecerem no esporte competitivo, quais motivos então, poder-se-ia considerar? Depois de uma vasta pesquisa bibliográfica sobre o assunto destacamos os seguintes motivos:

1º) Aprender e aprimorar habilidades específicas

O esporte proporciona a possibilidade de aprendizado e aprimoramento de movimentos específicos que agradam por inteiro os jovens, pois, são ricos de desafios, tensão, alegria e envolvimento.

2º) Estar bem fisicamente e com saúde

Continua após publicidade

A manifestação do comportamento do jovem, para que o mesmo tenha oportunidade de se autoexpressar; mostrar aos outros suas ideias, atitudes e estilo só é possível com saúde e a intensidade e isso depende fundamentalmente de seu condicionamento físico.

3º) Desafios da competição e participação

Desafiar e participar de algo intenso é naturalmente motivante para os jovens e o esporte revela tais eventos como sua característica elementar. Assim sendo, para que o esporte atraia os jovens basta que o mesmo seja disponibilizado.

Continua após publicidade

4º) Estar com amigos e em equipe

O sentimento de pertencer a um grupo considerado importante pelo jovem e estar com amigos é um motivo marcante na vida de um jovem. O esporte é um dos meios que proporciona esse sentir. É com orgulho e satisfação que um jovem demonstra ao ser selecionado para fazer parte da equipe de sua escola ou universidade, por exemplo.

5º) Reconhecimento de seu valor

Os jovens gostam de mostrar como são bons em algo. Como na música, e outras atividades artísticas, talvez seja no esporte um dos principais lócus de demonstração de seu valor como pessoa que encanta e "faz a diferença".

6º) Liberação de energia

O esporte favorece a liberação de energia psíquica e física dos jovens de maneira saudável e produtiva já que sua prática faz bem para a saúde. O esporte auxilia a regulação de tensões, ameniza preocupações e dinamiza o relaxamento, ajuda a expansão da energia muscular e orgânica e interfere positivamente no metabolismo. O jovem identifica rapidamente no esporte um "espaço" para a manifestação de sua energia. Isso é simbolizado pela frase: "O fulano é outro quando está em quadra". Mas na verdade ele é "aquilo" mesmo, ele está "liberando" o que ele realmente é.

7º) Autorrealização

A autorrealização é uma das necessidades universais do ser humano. Ao vislumbrar o esporte como possibilidade de realização própria o jovem se enche de entusiasmo e determinação. Com a infinidade de opções esportivas, esse (o esporte) um dos meios mais promissores e atraentes para os jovens se realizarem.

8º) O prazer do esporte (sentir-se bem)

Ao sentir prazer no primeiro contato com determinado esporte, o jovem investe cada vez mais energia na prática esportiva e o esporte passa a fazer parte de sua vida. É como uma fonte de prazer a atrair cada vez mais.

Essa coletânea de motivos mobiliza os jovens em todo o mundo a praticar esporte, cabe aos pais e profissionais, orientá-los para que o mesmo possa perenemente cumprir o seu papel na formação dos jovens.

*Este texto foi baseado no livro Construindo um atleta vencedor: uma abordagem psicofísica do esporte dos autores Renato Miranda e Maurício Bara Filho – editora Artmed