Vale a pena lutar por um amor não correspondido? Como se declarar?

por Eduardo Yabusaki

Quando falamos de paquera, ficar, relacionamentos… nos deparamos com situações muito confusas e por vezes angustiantes, pois temos observados que, em geral, homens e mulheres, têm encontrado dificuldades em manifestar seus sentimentos.

Continua após publicidade

Parece que nutrir sentimentos e emoções por outra pessoa de forma intensa ou transparente, está associado à fraqueza e vulnerabilidade. Curiosamente, comportamentos de afeto e amor, sob o ponto de vista social, parecem deixar de ser nobres virtudes para estar associados a uma fragilidade emocional.

Como consequência, observamos pessoas inseguras em seus sentimentos, ou mesmo fechadas, temerosas em manifestar o que sentem. Isso pode ocorrer no conhecimento inicial de outra pessoa ou em um momento de envolvimento.

Apaixonar-se certamente é uma experiência única e extremamente importante. Entretanto, nem sempre acontece num momento ou por uma pessoa que tenha a mesma disponibilidade ou sintonia, o que em princípio pode ser um fator limitante para a progressão do relacionamento. Pode também esbarrar em características pessoais em que o par pretendido seja afetivamente mais retraído, ou tímido e isso dificulte um aprofundamento maior entre ambos.

É importante que, se realmente há bons sentimentos e interesse na pessoa, não se deixar levar pelas dificuldades e se desmotivar nas primeiras barreiras.

Continua após publicidade

Estou apaixonado (a) e o outro (a) não demonstra interesse: como me declarar?

Procure ter alguns cuidados:

1. Se ele não manifesta claramente os seus sentimentos, procure avaliar se é mesmo por desinteresse ou por dificuldades pessoais. Timidez pode ser uma característica que impeça manifestações sentimentais.

Continua após publicidade

2. Verifique se a outra parte está à vontade e se tem interesse em se envolver. Você pode fazer perguntas como:

– Se ele já se apaixonou anteriormente?

– Se está numa fase de ficar ou se estaria aberto a namorar?

3. Não deixe de se manifestar, mostre claramente seu interesse, envolvimento e expectativas, e observe como ele reage a isso tudo.

4. Caso perceba indiferença e desinteresse por suas manifestações afetivas e sentimentais, fique alerta e se preserve, pois pode ser uma furada, ou seja, ele pode não estar querendo ou em condições de corresponder.

5. Lembre-se que num relacionamento amoroso, é sempre necessário que haja um mínimo de reciprocidade, se não houver troca de sentimentos, afeto e carinho, o próprio envolvimento deixa de ter sentido.

Se rolar algo… saiba como seguir em frente…

Todo início de relacionamento é importante na estruturação da convivência e como os sentimentos serão vividos e manifestados, portanto, procure uma interação em que se sinta confortável e interessada. Não se contente com pouco, ou com condições que vá nutrir insegurança e temor, mas sim sentimentos que reconfortem e motivem ao máximo o apaixonamento entre ambos.

Não tenha medo em se manifestar, deixe tudo fluir e libere seus sentimentos, apaixonar-se é o lado prazeroso e construtivo para qualquer relação, curta e viva isso tudo intensamente!