Muito trabalho? Simples ações podem atenuar o cansaço

por Patricia Gebrim

Ultimamente tenho percebido um denominador comum nas pessoas com as quais convivo e trabalho. Estar em um contato tão próximo das pessoas me permite, vez ou outra, perceber sentimentos comuns a muitos, como se eu pudesse enxergar uma onda invisível que carrega a todos por onde passa. As pessoas não percebem que não estão sós enquanto são arrastadas por essa onda infernal.

Continua após publicidade

Atualmente tenho percebido a existência de uma onda que gera nas pessoas um pesado e pegajoso cansaço. Uma onda na qual o trabalho anda tomando conta de tudo. As pessoas estão exaustas e chegam ao final do dia como se todo o seu sangue tivesse sido sugado de suas veias. O cansaço é tanto que muitas vezes não sobra energia para desfrutar a vida familiar, os amigos ou para se ter algum lazer. Chegam em casa se arrastando e o melhor que conseguem é trocar os canais da TV no controle remoto.

Claro que ninguém quer viver assim, mas a maioria das pessoas parece estar aprisionada nesse labirinto onde o trabalho, como naqueles espelhos engraçados que alteram o nosso tamanho, ganhou proporções assustadoras. O trabalho se tornou um monstro que engole a tudo e a todos que dele se aproximam. Um enorme buraco negro que suga sem dó todos os outros aspectos da vida, com uma força tal que parece impossível escapar de seu campo magnético.

Quando permitimos que isso aconteça, iludidos pela promessa de sucesso e realização pessoal, deixamos que nossa alma seja sugada para fora de nós. E sem alma, seguimos pela vida como um corpo oco que mal sustenta seu próprio peso. Além disso, perdemos a capacidade de reciocinar com clareza a respeito de nossa vida e de nossas escolhas, perdemos a capacidade de sentir a vida com a profundeza de nosso ser. Anestesiados, seguimos pela vida como autômatos, um dia, outro, outro, outro… sem sequer nos darmos conta de que deixamos de viver um pouco a cada micromovimento dos ponteiros do relógio. Não temos todo o tempo do mundo, precisamos despertar.

Saia desse limbo cinzento

Continua após publicidade

Assim, para sairmos desse limbo cinzento que rouba o brilho de nossos olhos, o primeiro passo é nos lembrar que existe dentro de nós algo mais profundo do que esse robô fazedor de coisas. Somos mais do que meros cumpridores de tarefas. Para recuperar a capacidade de sentir a vida de verdade, precisamos arriscar seguir por um caminho que seja novo. Precisamos confrontar aquela parte de nós que quer desistir e que nos diz : "não vai adiantar, fique onde está".

Eu sei que se eu lhe disser para diminuir seu ritmo de trabalho, algo em você vai resistir, se justificar, dar mil explicações convincentes dizendo que isso não é possível. Então eu lhe direi… ok, deixe o trabalho como está, mas procure abrir uma brecha na sua vida, uma brechinha para um lugar onde você se sinta mais real. Muitas vezes basta um pequeno passo fora do script para que um novo ar preencha nossos pulmões, para que ao final do dia nos sintamos rodeados de um pouco mais de significado. Não pense que precisa ser um passo acrobático… basta que seja novo. Algo que ilumine uma área de seu cérebro que estava morrendo de tédio, que obrigue seus neurônios a conversarem uns com os outros, que faça luzinhas se acenderem na sua mente e em seu coração.

Não complique as coisas. muitas vezes complicar as coisas é uma forma de auto-sabotagem uma vez que tudo fica tão difícil que acaba-se concluindo que o melhor mesmo é ficar onde está. Busque o simples, alguma mudança na sua rotina. Pode ser se permitir ter um animalzinho de estimação, ou aprender a tocar violino, ou fazer aulas de samba de gafieira, ou aprender a cantar, fazer cerâmica, estudar um idioma… o que importa é que você descubra prazer nisso, que você espere pelo momento em que se encontrará com essa nova brisa que torna sua vida mais leve.

Continua após publicidade

Por incrível que pareça, quando temos uma atividade que nos dá alegria, uma boa dose de nosso cansaço é dissolvida nessa onda de prazer. Mesmo dormindo menos, podemos nos sentir mais descansados. E descansados, mais pertinho da voz de nossa alma, talvez consigamos repensar nossas escolhas e tornar nossa vida menos mecanizada, mais humana, mais gentil, mais plena.

A vida não pode ser simplesmente acordar, tomar café da manhã, trabalhar, almoçar, trabalhar, jantar, dormir. É assustador o numero de pessoas que vive assim. Você não precisa continuar seguindo por esse caminho. Arrisque um passo fora do script, um pouco de "rebeldia do bem" não faz mal a ninguém, acredite! Lute por você, queira sua vida de volta, queira sua alma de volta, queira o brilho nos seus olhos, o sorriso na sua face, o bater de seu coração.

Queira e faça acontecer!