Rugas evoluem em três etapas; saiba em qual as suas se encontram

por Sonia Corazza

Os hábitos que você adota para sua vida influenciam diretamente na qualidade e no tempo de juventude de sua pele.

Continua após publicidade

Alguns vilões rodeiam você silenciosamente e roubam anos de vida das células da pele.

Sol demais, sol em hora errada, sol sem proteção; fumar e beber; fast food, alimentação industrializada; estresse fora do controle. Esses inimigos presentes no dia a dia podem ser evitados e banidos com consciência de atitudes. Você pode controlar o grau de envelhecimento de sua pele escolhendo formas saudáveis de viver. Alimentação equilibrada, atitude mental positiva e proteção solar são boas maneiras de prolongar a qualidade e juventude da pele.

Mas afinal, o que é o envelhecimento da pele?

Você herdou dos seus ancestrais características que te fazem único. Definem como seu corpo funciona e reage. Regulam a atividade de cada célula do seu corpo, inclusive o processo de envelhecimento. O envelhecimento das células está ligado também a diminuição da sua capacidade para proliferar. Cada célula é programada para um determinado número de divisões, e quando esse número é atingido, a proliferação cessa. Com o passar dos anos, atividades importantes que a pele exerce são desaceleradas.

Continua após publicidade

O envelhecimento representa um conjunto de modificações no organismo a partir do nascimento e como consequência do tempo vivido. Os sinais essenciais de envelhecimento na pele são bem visíveis:  perda de elasticidade, firmeza e densidade. A pele sofre com a perda de elasticidade e hidratação, tendendo a descamar e perder a luminosidade. O rosto torna-se mais fino e sulcado, mais flácido e apagado. Essa é a consequência da queda na produção do colágeno e da elastina, substâncias fundamentais para o preenchimento da pele, fabricadas pelo fibroblasto. Ao redor dos lábios e olhos, onde  há a presença marcante de músculos mímicos,  acontece grande alteração do relevo cutâneo, com a formação de rugas marcadas devido à constante repetição de movimentos.

Fácil de enxergar

A alteração do relevo do rosto tem como característica principal o aparecimento de rugas. Existem dois diferentes tipos de rugas. As rugas de expressão, que representam a acentuação permanente das pregas faciais do rosto, principalmente no canto externo dos olhos e boca; os sulcos decorrentes do afrouxamento  da pele e do músculo, onde o mais importante é o sulco nasogeniano, conhecido como ”bigode chinês”.

Continua após publicidade

As rugas evoluem em três etapas sequenciais:

• Ruga primária: é uma depressão linear que interrompe a uniformidade
• Ruga secundária: é a evolução  do aprofundamento no quadro inicial
• Ruga terciária: a que ocorre por queda ou deslocamento do tecido cutâneo

Avaliando a condição de sua pele é possível determinar em que estágio de envelhecimento se encontra a pele do seu rosto. Ai então é só buscar no mercado qual fórmula e produto e mais indicado para ajudar na resolução do seu problema. No caso, o produto indica a descrição da ruga, por exemplo: fórmula especialmente desenvolvida para depressão linear que interrompe a uniformidade. Simples não?