Exercícios para prevenir osteoporose

por Simone Sarti

Neste sábado, 20 de outubro comemora-se O Dia Mundial de combate à Osteoporose. Os exercícios físicos causam modificações nos ossos, que se ajustam a esses estímulos. O osso reage com alterações na sua arquitetura, levando-o a ter maior força de resistência, aumentando a capacidade de suportar cargas devido a um aumento na taxa de incorporação do cálcio, conseqüentemente melhorando a densidade óssea.

Continua após publicidade

A osteoporose conhecida como doença silenciosa por não apresentar sintomas, é caracterizada pela diminuição da densidade do osso. Como a massa óssea é reduzida, sua força mecânica diminui ficando assim, mais suscetível a fraturas.

Por mais que pareça uma contradição, já se tem provado que os exercícios mais eficazes na prevenção e na diminuição do problema, são os exercícios com carga (musculação) e com impacto (como na caminhada e na corrida), pois estimulam os osteoblastos, célula responsável pela reposição da massa óssea no corpo. Assim o impacto, desde que moderado, não muito intenso e nem de volume excessivo, tem um efeito desejável para estimular a massa óssea, por conta da pressão aplicada ao osso.

O treinamento de força é extremamente importante para os indivíduos com osteoporose, pois aumentam força e massa muscular, melhoram o equilíbrio (evitando as quedas), melhoram coordenação motora, postura e resistência muscular e essas adaptações resultam na melhora do processo de remodelação óssea, que é conseguida por ser esse, um tipo de treino (a musculação) que impõe um estresse ao esqueleto através de forças de tração e compressão.

Programa

Continua após publicidade

O programa de exercícios para os osteoporóticos deve ser elaborado e monitorado sempre por um profissional, observando cuidadosamente as características do aluno e, com o diagnóstico médico em mãos e grau do problema, decidir se inclui caminhada, trote ou corrida.
 
Os exercícios localizados devem começar pelos grandes grupos musculares (ex: dorsais, peitorais), em seguida incluir os pequenos grupos (ex: bíceps, tríceps); utilizar a máxima amplitude das articulações, sem diminuir a segurança do exercício.

O aquecimento e o alongamento não devem faltar no programa. A inatividade está entre os principais fatores de risco relacionados à osteoporose, seguido de outros como pele clara; estrutura esquelética pequena; baixa porcentagem de gordura, idade superior a 40 anos (para mulheres), idade superior a 70 anos (para ambos os sexos).

As mulheres são mais acometidas, principalmente na menopausa, quando há uma queda nos níveis de secreção hormonal.

Continua após publicidade

Outras formas de prevenção e combate são a exposição regular ao sol, de 10 a 15 minutos, no mínimo três vezes na semana e uma dieta rica em cálcio. A * National Research Council (EUA)  recomenda de 800 a 1.200mg/cálcio/dia e entre os alimentos mais ricos estão o leite, o yogurte, verduras (brócolis, espinafre), sardinha. Portanto, boa alimentação, exercícios físicos, sol e exames anuais preventivos ou de controle, como a densitometria óssea são fundamentais para nos manter o mais longe possível do problema.

*National Research Council: um dos principais orgãos de pesquisa e parte das Academias Nacionais, que compreende o Institute of Medicine, National Academy of Sciences e National Academy of Engineering.