Minhas atitudes não expressam de fato quem sou. Como superar?

por Silvia Maria de Carvalho

"Tenho muita dificuldade de ser quem eu realmente sou quando estou com algumas pessoas, não todas e também não o tempo todo. Algumas pessoas têm o poder de me intimidar – sem essa intenção. Sinto-me pequena, inferior"

Continua após publicidade

Resposta: Sempre acho interessante quando as pessoas se questionam e querem analisar o próprio comportamento. Tarefa difícil, porque nos deparamos com nossas dificuldades e limitações, porém, libertadora: é a porta aberta para a mudança.

Você já percebeu que não é intenção dos outros te inibir, que isso provavelmente tem a ver mais com você que com os demais. Perfeito. Bom te lembrar que também não se trata de culpa sua, mas de um aprendizado que teve durante a vida.

Olhe para sua história, relembre como você aprendeu a lidar com críticas e erros. E comece a fazer as pazes com tudo isso.

Errar é preciso

Continua após publicidade

Questione o conceito de "erro". Imagine a vida sem ele. Como a gente aprenderia? Errar é preciso e é o que nos aproxima dos outros também. Ficamos mais humanos, mais iguais; cada um com sua diferença, com seus "defeitos".

Liberdade enorme: agradar a todos não é possível

Quando a gente se dá conta que nunca vai agradar a todos, sente uma liberdade enorme. E pode se abrir a possibilidade de ser você mesma, um pouquinho de cada vez, sem máscaras. Claro que tememos a rejeição. Por isso insisto em dizer: aos poucos, criando coragem de assumir seu modo de viver.

Continua após publicidade

Você pode se surpreender e ver que muita gente gosta de você assim mesmo, como é. E que nem é tão difícil suportar possíveis "nãos".

O "não" de um, é o "sim" do outro. Por isso vale a pena descobrir o que faz sentido para você.