imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Se comparar o tempo todo aos outros, insatisfeito com o que se tem, pode ser um transtorno?

por Eduardo Ferreira Santos

"Estou casada há 16 anos. Apesar de ainda gostar de meu marido, a convivência com ele está cada vez mais difícil. Ele está com 40 anos e eu 34. Ele reclama o tempo todo, não consegue ser feliz com o que tem e está sempre olhando e comparando sua vida com a dos outros"

Resposta: Existe um diagnóstico em Psiquiatria chamado de "DISTIMIA" (CID 10: Classificação Internacional de Doenças - F34.1) que, mal interpretado, pode ser atribuído a uma pessoa que está sempre de "mal humor", desconfortavel com si mesma, tendendo à depressão. Talvez seja esse o caso em questão.

É um quadro que exige tratamento com medicação chamada de "estabilizadora do humor", associada a uma Psicoterapia Breve de Apoio.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?