imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Mudança repentina de humor é de fato transtorno bipolar?

Mudanças repentinas e cotidianas de humor são chamadas de ciclotimia

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho mudanças repentinas de humor, ao mesmo tempo que estou bem, já com raiva e tristonha, dá um nó no peito. Isto pode ser transtorno bipolar?"

Resposta: O chamado Transtorno Afetivo Bipolar, mais conhecido simplesmente como Transtorno Bipolar, é um quadro psiquiátrico grave, com forte influência hereditária e que se caracteriza por períodos relativamente longos de depressão intercalados com períodos de euforia e intermiados por períodos de normalidade.

Há casos em que, mesmo chamados de Bipolar, não há essa bipolaridade e apenas um dos estados se manifesta, o de depressão ou o de euforia.

As mudanças repentinas e cotidianas de humor, como você se refere, muitas vezes são atribuídas a um transtorno de personalidade, chamado de Ciclotimia, onde a palavra "timo" significa humor que cicla de um lado para outro devido a pequenos acontecimentos ou mesmo sem motivo algum.

Portanto, ao que parece, talvez você sofra de Ciclotimia e não de Transtorno Bipolar.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?