Fé é alcançada através do doce autoesforço

por Emilce Shrividya Starling

Um dos grandes apoios na nossa vida e no caminho espiritual é a fé. Essa fé é cultivada, pacientemente, com as práticas do yoga. É um presente que conseguimos com o autoesforço contínuo.

Continua após publicidade

No Yoga, não estamos falando de fé cega, sem embasamento e raízes, mas do desenvolvimento da fé que nos protege porque vem da graça do Ser interior.

Com o Yoga, adquirimos o entendimento de que perdas e ganhos estão nas mãos de Deus. Que nada acontece por acaso e que não importa o que lhe aconteça, a fé lhe protegerá e lhe dará força na caminhada nesse planeta.

Tudo pode acontecer para qualquer pessoa a qualquer momento. A vida é impermanente e muda a cada instante. Temos que estar preparados para aceitar, com paciência e fé, a nossa colheita no momento presente.

A Bhakti yoga, yoga da devoção, nos ensina que nosso maior dever, nosso dharma (em sânscrito) é oferecer tudo para o poder mais elevado. É oferecer a Deus tanto nossos bons momentos como os maus momentos também.

Continua após publicidade

Segundo a Bhakti yoga, yoga devocional, se não houver fé no que você faz, tudo o que você faz é em vão. Portanto, a fé tem um papel essencial na vida de todos nós.

Podemos perder tudo e mesmo assim, reconstruir novamente, com fé e coragem.

Isso é fácil? Evidente que não é fácil. Se você está doente, sofrendo por perdas materiais ou por amor, precisa buscar, com determinação, o apoio do Ser interior.

Continua após publicidade

A Sutra Sagrada Contínua Chuva De Néctar da Verdade, da Seicho No Ie, nos ensina a substituir a desarmonia mental pelo amor. Substituir a insatisfação pelo sentimento de gratidão. Substituir a tristeza pela alegria. Acalmar a mente para que a doença, a infelicidade e a tristeza possam ceder.

Essa Sutra Sagrada diz:

“Porém é difícil acalmar a mente com a própria mente abalada, assim como é difícil afastar a apreensão com a própria mente apreensiva.
Em tais circunstâncias, simplesmente entrega-se a Deus.
Confiando em Deus, que é perfeito Amor, chama por Ele.
Deus te dará harmonia e paz.
Entrega tua mente a Deus.
Chamando: “Ó Deus, ó Pai!, entrega-te totalmente a Ele.”

Para conseguir essa entrega e fé inabalável, é imprescindível fazer sadhana (práticas espirituais) como meditação, orações, trabalhos altruísticos.

No livro Preceitos de Luz, Masaharu Taniguchi nos ensina a orar com devoção:

“Ó Deus que está no profundo da minha alma, ó força infinita manifestai-vos. Que eu ouça com precisão a Sua Voz.
Que Sua vontade se manifeste em minha mente.
Que meu ego seja anulado. Que meus atos sejam Seus atos”.

Quando vamos dissolvendo nosso ego negativo, Deus se manifesta em nosso interior. Quando libertamos a mente do ego, manifestam-se a harmonia, a perfeição, a saúde, a prosperidade.

E, como diz o Mestre Masaharu Taniguchi:

“Quem sempre agradece está orando por coisas boas.
Somente quem a todo o momento pensa em coisas boas está orando pela concretização de coisas boas.
Pensa em coisas boas aquele que não se queixa da situação atual e agradece, considerando que a perfeição da Imagem Verdadeira já está realizada.
Aquele que constantemente agradece está orando para que se concretizem coisas boas.”

É dito, nos Upanishads, uma escritura sagrada do Yoga:

“ Em que a fé é fundamentada?
No coração, pois através do coração, a pessoa conhece a fé.”

Se houver fé, você terá boa vontade, devoção e coragem. Segundo o Yoga , se você tiver fé, você tem tudo.

Quando seu coração está colocado em algo, você pode fazer isso acontecer. Portanto, fé e coração são sinônimos. Quanto maior for sua fé, maior será sua intuição e sabedoria. Você atrairá o melhor para você. Fará com que a Lei da Atração lhe ajude abrindo oportunidades, surgindo soluções, pacificando sua mente com a alegria pura do coração. (Leia aqui meus artigos sobre a Lei da Atração – clique aqui)

Quando você convive com uma pessoa que é negativa, você sente a energia sendo esvaziada de seu coração, você se sente triste e mais fraco. Portanto, é importante escolher bem suas companhias, pois isso afeta sua maneira de sentir e também afeta as suas experiências.

Mas, você também precisa ser uma boa companhia para você mesmo e para os outros. Se alimentar pensamentos tristes, você experimenta infelicidade e ansiedade e ainda transmite isso para as outras pessoas.

Fé é a luz orientadora do caminho espiritual. Se você caminhar com fé, com certeza, alcançará sua meta.

Lembre-se que a fé não vem facilmente. Ela é alcançada através do doce autoesforço, das orações com devoção, da disciplina constante nas práticas espirituais, da vigilância sobre os pensamentos.

A fé é composta da intenção do coração. A luz interior e a confiança vêm da fé. Devido à nossa fé, meditamos, cantamos mantras e oramos diariamente.

Quando você desenvolve boas qualidades, não pense que conseguiu isso por acaso. Você desenvolveu essas qualidades devido aos seus bons méritos. E, compreenda que você precisa proteger o que já alcançou, aumentando mais seus bons méritos, com ações altruísticas e sentimentos de compaixão e bondade.

Atualmente, as pessoas estão muito desiludidas e sem fé. Acham até bobagem falar sobre fé, porque elas só falam sobre a desilusão, sobre a violência. Somente assistem filmes ou noticiários violentos e o medo entra em suas mentes e corações.

Mas a fé verdadeira sobrevive aos sofrimentos e desafios da vida. Ela é uma grande conquista interior que nos apoia em todos os momentos.

Quando você conhece seu próprio Ser interior, que vem do espaço silencioso da mente, você confia em você mesmo e confia em Deus que habita em seu interior. Você confia nos outros e você não tem que viver com medo. Fique em paz! Namaste! Deus em mim agradece Deus em você!

* Sutra é um aforismo, conselho, orientação, verso. No entanto, no yoga não se traduz essa palavra, fala-se apenas Yoga Sutras de Patanjali