Quando temos fé, o impossível começa a acontecer e transforma nosso caminho

por Emilce Shrividya Starling

Quando adolescente, eu vivia rezando, pedindo a Deus para sentir a fé inabalável que Jesus ensinou. Mas, como poderia sentir essa fé se eu tinha uma mente negativa, sempre com medo e preocupação? Tinha medo de viver e de morrer. Medo do futuro, de fracassos e de perdas.

Continua após publicidade

Praticando Yoga e estudando as escrituras da Filosofia do Yoga, desenvolvi duas grandes qualidades: coragem e alegria interior. E percebi que uma qualidade nasce da outra.

Descobri que tenho força interior para enfrentar e superar desafios e problemas. Aprendi a ser mais feliz e tranquila no dia a dia. Descobri que não era aquela pessoa medrosa e fraca. Descobri uma Emilce forte, entusiasmada, confiante, determinada e perseverante.

A coragem foi dissolvendo meus pensamentos negativos e teve o poder de vencer a inquietude de minha mente e dos sentidos. Fui atraindo o melhor para minha vida, realizando o próprio milagre de minha transformação e crescimento.

Através da prática diária da meditação, canto dos mantras e repetição mental do mantra Om Namah Shivaya (que significa Eu honro Deus que habita em mim), fui desenvolvendo essa fé inabalável no Ser interior que tanto eu buscava. E, ao sentir essa confiança na presença de Deus em meu interior, despertei minha própria coragem.

Continua após publicidade

Percebi que quando temos fé, o impossível começa a acontecer e transforma nosso caminho. A fé do tamanho de um grão de mostarda é capaz de dissolver montanhas de obstáculos e medos.

Aprendi que a coragem não é apenas um ato de bravura diante de um perigo. Coragem é aceitar a vida como ela é. É sentir gratidão, compaixão, bondade.

Coragem é aprender com as dificuldades e superá-las com aceitação e paciência.

Continua após publicidade

Com disciplina e doce autoesforço, continuo praticando os ensinamentos do Yoga. Desse modo, purifico minha mente, mantenho o equilíbrio mental e emocional e a coragem na minha vida diária.

A coragem é inerente a cada um de nós. Mas, por sentir medo, algumas pessoas escolhem permanecer limitadas e se privam de alegrias. É preciso muita coragem e determinação para despertar a coragem que está inata dentro de nós.

Como Baba Muktananda, um grande Mestre yogue, disse: "Há somente duas coisas que inspiram medo. A primeira é que você não está consciente do espaço divino de destemor em seu interior. A outra é que você não está consciente da ajuda de Deus".

Muitos de nossos medos são antigos e precisamos desfazer essas crenças e impressões de limitação e medo do mundo e do desconhecido. Portanto, são necessárias as práticas espirituais para experimentar o espaço do destemor dentro de nós. Elas nos fazem entrar em contato com esse espaço interior e nos torna conscientes da ajuda de Deus.

Ter coragem é crer que os problemas não são maiores do que nós mesmos. É descobrir que somos capazes de encarar o que nos acontece com força interior e aceitação.

Importante aprender a dizer não quando for necessário, com coragem e sem medo. E, quando for o momento de dizer sim, sentir a mesma coragem e confiança.

Cultive a fé, desenvolvendo devoção a Deus e uma mente positiva, com autoesforço e motivação. Não perca sua fé com sentimentos de ciúme, medo, orgulho e raiva. Controle seus sentidos e emoções para proteger a fé que conquistou. Não permita que seus sentidos e emoções governem sua vida, jogando fora sua coragem e confiança.

Descubra o que disse Osho: "A vida começa onde termina o medo".

Tenha a coragem de reconhecer seu próprio valor. Descubra suas qualidades e sua própria coragem. Se você perseverar na jornada espiritual, buscando fé e uma mente confiante, as dificuldades não o deterão.

Medite para aumentar sua fé e autoconfiança.

Muitas pessoas dizem: "É difícil meditar… não consigo". Mas, a meditação é tão natural como o sono. Ninguém lhe ensinou a dormir. É algo que você sabe. E, assim, a mesma coisa com a meditação. Ela acontece através de sua entrega, relaxamento e prática constante.

Meditação é voltar-se para dentro, sem lutar com os pensamentos, sem forçar a respiração. Aprende-se a meditar meditando.

Desenvolva um coração corajoso. Supere seus medos e ansiedade, descobrindo seu verdadeiro valor, conectando-se com Deus, através da meditação e do poder da fé. Refugie no seu próprio Ser interior e encontre abrigo dentro de você.

Namaste! Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!