imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

O lado bom e ruim de sempre ficar

Ficar com muitas pessoas pode ajudar a fazer escolhas mais conscientes

01 jan, 2016

por Anette Lewin

Resposta: O ‘ficar’ às vezes evolui e às vezes não. Talvez quem só ‘fica’ e fica contabilizando com quantas pessoas ficou, não aprende a aprofundar um relacionamento.

Por outro lado, o ‘ficar’ traz a possibilidade de conhecer, embora superficialmente, várias pessoas e entender melhor do que a gente gosta e do que não gosta. Isso ajuda a fazer escolhas mais conscientes.

O número de pessoas que se casam hoje não está diminuindo bruscamente em função do modismo ‘ficar’. As pessoas que realmente desejam aprofundar um relacionamento acabam, em um determinado momento da vida, achando seu par e constituindo uma família.


É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos:

1º formato: responder as perguntas enviadas por você;

2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.

O que você achou do novo Vya Estelar?