Ele só quer ficar, mas faz falsas promessas. O que eu faço?

por Anette Lewin

"Como sair de um relacionamento que está te fazendo muito mal? A pessoa faz mil promessas que vai te assumir, mas está sempre deixando mais pra frente."

Continua após publicidade

Resposta: Talvez seu problema não esteja em "como sair", mas sim em "como decidir se sai ou se fica". Não é facil abandonar um projeto no qual se investiu energia, tempo e afeto. A sensação de derrota é a que prevalece.

Por outro lado, sendo o homem um ser de costumes, por pior que seja a relação, a pessoa acaba se acostumando e tendo a sensação de familiaridade que, por sua vez, lhe transmite alguma sensação de conforto…

Mas ninguém consegue adivinhar se algum dia as promessas se tornarão realidade ou não. Mesmo porque existem casais que acabaram ficando juntos após anos e anos de "enrolação"; porque ficar junto depende de uma série de fatores que se unirão com uma boa dose de aleatoriedade e determinarão se haverá ou não um "final feliz"…

Insistir em uma relação, portanto, vai depender mais da sua intuição do que de qualquer conselho.

Continua após publicidade

Em primeiro lugar, reflita sobre a sua vontade de estar ao lado de uma pessoa pela qual você tem de lutar ao invés de estar ao lado de uma que luta por você. Sim, porque numa relação amorosa, em geral, ou somos mobilizadores ou somos mobilizados.

Portanto, tente entender qual a sensação que você prefere: a do "friozinho na barriga" ou a da segurança. Se preferir a segunda, talvez essa relação não seja a mais adequada para você. Se preferir a primeira, entenda que ela tem um preço que é exatamente o que você está pagando agora e… achando caro!

Em seguida, entenda que não adianta insistir numa relação sem tentar mudar alguns comportamentos seus que, certamente, contribuem para que a relação não saia do lugar: brigas, passividade, previsibilidade, etc.

Continua após publicidade

Se for para ficar, arrisque em atitudes diferentes, mesmo que elas representem algum perigo. Você não está conseguindo mudar o comportamento de seu namorado, mas sobre o seu você tem esse poder, não é?

Finalmente, tente entender que decisões como essa são extremamente sofridas, pois as pessoas se sentem como se estivessem com o destino da sua felicidade nas mãos. Não, a felicidade não pode ser atribuída apenas a um namoro. Mesmo se você decidir terminar esse relacionamento, lembre-se que sua capacidade de conquista continua com você e a felicidade está no conjunto de bons momentos que essa capacidade poderá lhe proporcionar…