Domino bem o meu trabalho, mas fico inseguro quando sou solicitado

por Ana Maria Costa

"Sou arquiteto e fico inseguro toda vez que me passam algum tipo de serviço, por mais que eu saiba fazer o trabalho, não adianta, ainda assim me sinto inseguro. Além da ansiedade que é imensa, a falta de confiança me deixa preocupado."

Continua após publicidade

Resposta: A insegurança é uma condição comum entre os profissionais e entre as pessoas em geral.

Podemos observar que as pessoas mais inseguras são aquelas que exigem demais de si mesmas e não acreditam em suas capacidades.

Quando o grau de exigência para conosco ou para com os demais é muito alto, beirando à perfeição, a satisfação se torna praticamente impossível, gerando uma sensação de incapacidade.

Quando repetimos por anos este funcionamento psicológico, acabamos por acreditar que não somos pessoas capacitadas e reagimos com muita ansiedade comprometendo nosso desempenho.

Continua após publicidade

É comum pessoas inteligentes, preparadas e etc. não desempenharem bem suas tarefas chegando a desistir de uma vida profissional, por não suportarem o sofrimento da sensação de fracasso.

Frente a esse quadro muito angustiante que traz muita frustração, a ajuda psicológica é de extrema importância.

Uma terapia é fundamental para auxiliar o paciente a resgatar a autoestima e melhorar seu desempenho de uma maneira geral.

Continua após publicidade