No meu novo emprego fico muito ocioso. O que faço?

por Roberto Santos

"Estou descontente com meu novo emprego, pois não tenho muitas atividades (quase nenhuma) e este fato me incomoda bastante. Em trabalhos anteriores eu quase não parava, sempre em busca de novos desafios e agora não sei como buscar estes desafios. Poderia me dar alguma dica?"

Continua após publicidade

Resposta: Talvez seu anseio possa parecer estranho para muitas pessoas que podem até invejá-lo por encontrar um emprego em que não tem muitas atividades (quase nenhuma, como diz) e, se você trocou o anterior por esse, é que deve ter uma remuneração igual ou melhor.

É como se você estivesse vivendo um período de férias remuneradas sem nenhuma cobrança. Porém, seus valores e bom senso lhe dizem que isso não é bom para seu bem-estar e sua carreira. Você deve ter uma forte motivação pela realização e sucesso, ávido por desafios e ao vencê-los, já busca outros, portanto a inatividade é fonte de desmotivação e desgaste emocional.

No mundo atual, mais estranho do que alguém reclamando de que não tem o que fazer, é uma empresa que desperdiça um recurso como você, com aquela motivacão, enquanto em grande parte das empresas, todos estão como você na empresa anterior — não param e estão sempre devendo. Portanto, algo está errado, e não é com você!

Pode ser um momento da empresa que está em algum momento de transição não transparente para você — mudança de controle acionário, de gestão, de foco de negócio, etc — e não têm como priorizar as atividades atuais. Sua contratação pode ter sido decidida em função de algum contrato ou grande projeto que não se materializou e podem estar estudando a relocação dos recursos.

Continua após publicidade

Enfim, várias mudanças podem estar sucedendo dentro da empresa ou em seu entorno. O que não muda, é sua motivação e sua carreira, e ninguém é mais dono delas do que você mesmo. Por esse motivo, procurar seu/sua gestor(a) e se oferecer para algum projeto especial — além de suas "atividades atuais" (mesmo que quase inexistentes), pode ser muito bem-vindo e você abre espaço para uma consideração diferenciada da empresa.

Caso não tenha ouvidos a essa solicitação e o cenário não mude, você deve usar seu ócio de forma criativa — fazendo cursos online, fazendo leituras e mandando seu CV, mas a última coisa a fazer é deixar sua valiosa motivação de realização escorrer pelos ralos da incompetência gerencial dessa empresa.

Boa sorte!

Continua após publicidade