Minha mãe superprotege meu irmão. O que fazer?

por Blenda de Oliveira

"E ele vem se tornando cada dia mais agressivo, preguiçoso e egoísta. Não ajuda em nada, sempre pede para que as coisas sejam levadas até ele e minha mãe o faz sem pestanejar. Ele já tem 18 anos e ela o trata como se tivesse 5, e ele realmente age como tal. Nada pode ser dito a respeito de seu comportamento, que ela imediatamente parte em sua defesa, parece não enxergar. Não moro mais com eles, mas me preocupo. Já tentei conversar, já briguei cobrando atitudes mais maduras do meu irmão e um tratamento mais incisivo pela minha mãe, mas parece que nada adianta."

Continua após publicidade

Resposta: Sugiro que desista de fazê-los enxergar algo que não conseguem ou não querem. A relação da sua mãe com seu irmão guarda peculiaridades que talvez você não consiga dar conta.

Aproveite o tempo que pode estar com eles e quando sentir que não dá, retire-se e deixe que eles se entendam ao modo deles.

Você já interviu inúmeras vezes, agora é hora de deixar. Quando estiver sozinha com sua mãe ou com seu irmão, pode falar alguma coisa, se couber, caso contrário, silencie.

De qualquer forma, se achar interessante, busque entender melhor por que precisa tomar tanto para si essa situação, quase exercendo o papel de mãe e pai para sua mãe e seu irmão.

Continua após publicidade

Antes de qualquer um dos dois, cuide-se e respeite-se.

Boa sorte!