Vi meu filho ser expulso da sala de aula e me culpo por não ter agido

por Blenda de Oliveira

"Gostaria que você me ajudasse, porque não consigo me manifestar quando não gosto de certas coisas que acontecem comigo. Um exemplo: a professora do meu filho o deixou excluído na sala de aula. Eu vi e não consegui falar nada. Isso me incomodou muito: a minha falta de ação em relação à atitude dela. Senti-me péssima depois. Gostaria muito de mudar e de ter mais atitude, mas me sinto travada e com sentimentos reprimidos."

Continua após publicidade

Resposta: Sem dúvida nossos filhos nos possibilitam fazer mudanças muito importantes.

Imagino que conviva com isso há muitos anos, mas quando essa dificuldade atingiu seu filho, com certeza, percebeu a urgência de mudança.

Para que mude, já tem o primeiro grande gatilho: querer! Claro que esse não é um trabalho simples e rápido. Você deve ter agido dessa maneira desde muito tempo e acreditado que essa é a atitude que melhor podia tomar: não se posicionar quando algo não lhe agrada. Simplesmente defender seu direito de não querer ou querer algo de outra forma.

Se faz importante conhecer o que te leva a travar a expressão dos seus pensamentos e sentimentos. Do que tem medo? Quem tem receio de machucar? Onde aprendeu que não tem direito de existir de forma mais plena, optando, criticando e, muitas vezes, brigando pelo que é seu?

Continua após publicidade

Talvez tenha receio de ser pouco adequada? Agressiva?

São tantas possibilidades. Mas, aos poucos, com pequenas coisas, pode começar a pedir, reclamar e escolher. Tenha paciência com seu processo de mudança, mas faça um pouco todos os dias.

Essa mudança será fundamental para educação do seu filho. Por meio das suas atitudes o ensinará a lutar por seu espaço, a não ter medo de expor o que pensa e sente, e mais importante, a lidar com erros e enganos.

Continua após publicidade

É por meio de relações vivas e ativas que aprendemos a balizar nossas reações. Teremos a oportunidade de avaliar se avançamos muito ou pouco, criando a oportunidade de construir a própria autoridade.

Se considerar que é um processo grande para tocar sozinha, talvez seja, busque uma ajuda, mas não desista. É fundamental que empreenda essa transformação.