Pedir um tempo significa o fim de um relacionamento?

por Anette Lewin

"Ele não quer assumir o namoro e pediu um tempo. Faz sete meses que saímos e já pressionei duas vezes para ele assumir o namoro, nós nos damos muito bem. Mas será que ele pediu esse tempo para depois terminar de vez comigo?"

Continua após publicidade

Resposta: É impossível adivinhar se alguém volta ou não quando pede um tempo. Depende de uma série de coisas. No seu caso, você diz que é a segunda vez que pressiona para que ele assuma a relação. E ele não parece estar preparado para isso. Pediu um tempo para fugir da pressão.

Caso ele volte, tente entender que pressionar é uma faca de dois gumes. Ele pode, sim, sentir sua falta e voltar, mas pode também se sentir bem sendo livre ou encontrar outra pessoa que não exija dele o que ele não está preparado para dar.

Em geral, quando o relacionamento está caminhando bem, pressionar não é necessário, as coisas acontecem no seu devido tempo. Ele afirma que precisa pensar nele para depois poder se comprometer. Se você gosta realmente dessa pessoa, tente se colocar no lugar dele e respeitar o que ele pede. Afinal, vocês estão juntos há apenas sete meses, não são anos… Para que você se torne mais importante do que já é, talvez falte a cumplicidade que, em geral dá muito mais certo do que a pressão.

Não sei o que fazer, minha namorada me pediu um tempo para pensar no que ela realmente quer
Eu revi todas as minhas atitudes e não consegui encontrar uma resposta. Ela mora em outra cidade, e sempre que posso estou lá ao lado dela, faço de tudo para estarmos sempre bem

Continua após publicidade

Resposta: Talvez, se você estiver errando em alguma coisa, é em esquecer-se de você em função das necessidades do outro. Ceder sim, negociar, sim, mas deixar-se de lado em função do outro nunca! Sabe por quê? Porque querendo ou não você acaba cobrando em algum momento, e quem está ao seu lado sabe disso. E antes que a cobrança surja ela poderá não querer mais.

Nesse momento difícil, tente começar a mudar de atitude. Uma relação amorosa não é e não pode ser a única motivação da sua vida. Ao invés de ficar esperando passivamente uma resposta, olhe para os lados e veja que existem muitas pessoas interessantes e muitas coisas agradáveis para se fazer. Mesmo se a resposta de sua namorada for um sim você tem que tirar esse peso do namoro, senão corre o risco de perdê-la novamente. E se a resposta for não, outras paixões virão para uma pessoa sensível como você. Se, apesar dessa reflexão, não conseguir ficar mais tranqüilo procure uma terapia para ajudá-lo a se estruturar melhor psicologicamente.