imagem de capa

Autoconhecimento

Minhas Atitudes

Meu filho não tem responsabilidade. O que faço?

Suposta depressão pode ser interpretada como falta de responsabilidade

por Blenda de Oliveira

"Tenho um filho de 19 anos: só quer dormir, não quer ir para a faculdade. Não sei se deixo ele dormir ou se deixo de pagar a faculdade. O pai deu uma empresa para ele, mas ele não tem responsabilidade para ir trabalhar. Estou desesperada."

Resposta: Pelo pouco que foi descrito por você, sugiro que procure imediatamente uma ajuda médica psiquiátrica para avaliar se não há um quadro de depressão.

Além da ajuda médica, uma psicoterapia familiar para que vocês sejam orientados sobre a melhor forma de conduzir a situação a partir da identificação das causas.

Pela minha experiência, quadros como o descrito por você não são de manejo simples e necessariamente necessitam de ajuda profissional.

Você e seu marido sozinhos podem fazer muito pouco, aliás podem, sim, aumentar o desgaste.


Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.

O que você achou do novo Vya Estelar?