Meu filho é vagabundo, mas é um amor de pessoa. O que faço?

Da Redação

"Ele tem 20 anos, está desempregado e não gosta de estudar. Está cursando o 3º ano do ensino médio pela terceira vez, é uma pessoa muito doce e nunca me responde ou agride em qualquer que seja a situação. Já tentei terapia, mas ele começa e logo para. Não sei como lidar com ele."

Continua após publicidade

Resposta: Seu caso não é único. Esse é um cenário real em muitas famílias. Para mudar o comportamento do seu filho é preciso que ele sinta-se motivado e desafiado por algo.

Observe e descubra quais são suas habilidades, aquilo que ele faz bem e gosta de fazer. A partir dessa descoberta, ofereça para ele capacitação profissional nessaárea. Às vezes não vale a pena insistir no ensino regular. Veja se para ele não seria melhor concluir o 3º ano através de um exame de "supletivo", onde ele faria uma prova por disciplina (pode fazer todas em um dia) e terá concluído o ensino médio. Já tendo iniciado uma capacitação profissional, ficará mais fácil, caso ele queira, escolher uma área para a faculdade.

Construa com seu filho um planejamento estratégico para três anos – onde e como ele está hoje e onde e como ele quer estar daqui a três anos – registrem as estratégias para isso e as metas a serem alcançadas (de curto, médio e longo prazo), como por exemplo comprar um carro. O mais importante é que seu filho se sinta comprometido com algo e recompensado por isso. Só tendo um objetivo para com o futuro nossos jovens irão à luta.

Fonte: Thereza Bordoni é psicopedagoga

Continua após publicidade