Como disfarçar e acabar com as espinhas

por Sonia Corazza

Sempre digo que entrar na adolescência traz prazeres únicos, como ganhar o primeiro soutien, a primeira lâmina de barbear e o primeiro beijo, mas também alguns inconvenientes decorrentes da explosão de hormônios que toma conta do corpo dos jovens. Entre as coisas chatas que afetam a aparência está o quadro de erupções cutâneas, como os cravos e espinhas, que podem evoluir para a acne,  que tentam acabar com qualquer balada.

Continua após publicidade

Espinha e acne não é a mesma coisa?

Não. Espinha é uma única erupção cutânea, acne é o quadro mais generalizado, que engloba algumas erupções, áreas inflamadas, comedões (cravos) e pele sensibilizada.

Por que tanta espinha?

A produção de gordura realizada pelas glândulas sebáceas fica muito estimulada neste período de vida. Também pode haver um estreitamento no duto de passagem destes compostos, de dentro para fora da pele, o que dificulta a saída da gordura e propicia o ataque microbiano.

Continua após publicidade

A bactéria Propionium bacterim acnes, um microorganismo oportunista, ‘enxerga’ na pele do adolescente as condições ideais para se proliferar: umidade alta, temperatura ótima, na casa dos 37º, e muita comida, fornecida por essa gordura extra, que maravilha. Com esse ataque microbiano acontece a inflamação no duto de saída da gordura e a obstrução maior do canal. Conclusão: espinhas de montão…

Rosto em lava-rápido

A rotina diária de cuidados com a pele de um adolescente exige uma etapa simplesmente fundamental: higiene adequada. Parece brincadeira, mas 90% da meninada não sabe limpar a pele corretamente. Essa é uma ação que fica restrita ao banho diário, que é um momento, digamos assim, de prazer hedonista, onde a última atenção vai ser dada para o rosto… Imagine que delícia é explorar um corpo em transformação! Claro que o coitado do rosto vai ser lavado como se estivesse passando num lava-rápido de carros: molha, passa o sabonete que usa no resto do corpo e enxágua de qualquer jeito. Quanto erro!

Continua após publicidade

O que fazer?

Para começar é preciso escolher um sabonete especificamente formulado para pele oleosa e propensa à formação de acne. Procure por produtos que mencionam "pH fisiológico", pois trabalham na faixa de acidez próxima à existente na pele, o que é uma grande ajuda para evitar a infestação da bactéria Propionium bacterim acnes.

Busque ingredientes de alto poder anti-séptico e esfoliativo dos poros, como ácido salicílico, óleo essencial de melaleuca ou extrato de hamamélis, que ajudam a combater as conseqüências negativas da grande produção de sebo.

Lave o rosto duas vezes ao dia, para remover as impurezas que são produzidas pela própria pele e também as que são depositadas pelo ambiente.
 
A seguir aplique uma loção tônica anti-séptica, ela vai ajudar a restabelecer a condição de normalidade da pele.

Truque para disfarçar espinhas

Se surgirem erupções na sua pele bem no dia daquela festa tão esperada, não tenha dúvida: limpe bem a área e aplique uma camada de gel contendo Peróxido de benzoila, que é uma gente secativo potente e vai dar conta do recado. Mas atenção! É proibido ficar ao sol, pois pode manchar a pele. Antes de sair aplique um corretivo num tom ligeiramente mais claro que sua pele, que o disfarce será completo. E boa balada!