O amor é uma linda construção e requer maturidade

por Patricia Gebrim

Amar é ser capaz de plantar estrelas… e nutrir a terra, e regar a semente, dia após dia, e confiar na luz que virá, mesmo quando a terra permanece quieta e aparentemente morta.

Continua após publicidade

Não é para qualquer um. Estamos todos ainda engatinhando em relação ao amor.

Vivemos em tempos onde tudo é instantâneo, superficial e descartável. Conhecer uma pessoa pela manhã, acreditar que ela é a mulher ou homem da sua vida pela tarde e declarar seu amor eterno no começo da noite, não é amor. É carência, desespero, cegueira, pode dar o nome que quiser, MAS NÃO É AMOR!. É querer encaixar à força aquela pessoa nas suas fantasias de criança que ainda não se sabe grande.

Não estranhe se o outro fugir quando você agir assim, pois vista de fora, essa atitude se parece com uma enorme boca vindo em nossa direção para nos engolir. Uma baleia branca faminta e cega. Quando alguém age assim, eu me lembro de Jonas e o imagino prestes a virar comida da Moby Dick. De fora não faz o menor sentido alguém agir dessa maneira, se nem sabe ainda quem o outro é. Quem age assim, ainda se encontra tão imerso em si mesmo, que é incapaz de sequer enxergar a existência alheia. Existe alguém do outro lado, entende? Alguém que você precisa conhecer antes de sair por aí criando expectativas, essas predadoras de sonhos, que transformam o que poderia ser lindo em um pesadelo assustador que espanta as pessoas para longe de você (e, acredite, elas estão certas em fugir!).

O Amor é uma linda construção e requer maturidade e tempo para brilhar na beleza da sua luz. Existem etapas a serem cumpridas, não como um protocolo, mas como movimentos da própria natureza, necessários para que a semente do amor possa florescer. Não se chega ao amor sem determinação, persistência e disponibilidade em cuidar. Amor não é flecha que cai do céu, embora o cupido não goste de ouvir isso. É fruto de uma semente de luz que foi plantada, nutrida, cuidada e amada, até que um dia floriu. Por isso, é preciso antes ter amor em si mesmo, para que se tenha com o que regar a luz. O resto é paixão, ilusão, ou medo, ou desespero, tudo com alto potencial para terminar em dor e lágrimas, como acontece nos filmes românticos que idolatramos nas noites solitárias.

Continua após publicidade

Uma pena, todos nós fomos ensinados a buscar a paixão, os arroubos, o fogo transbordante que se agita dentro de nós, como a lava prestes a ser expulsa do vulcão. Não aprendemos a valorizar a candura da vela, a cuidar da pequena faísca e dar-lhe oxigênio para que se faça grande, a entender que explosões têm curta duração e costumam deixar um rastro de destruição por onde passam. Não sabemos velar o fogo e mantê-lo aceso, apesar de termos tido que aprender isso para sobreviver neste planeta, creio que esquecemos. Talvez seja culpa dos fornos de micro-ondas, da civilização, da falta de natureza em nossas vidas. Falta contato com a parte de nós que sabe. Todos sabemos amar em nossa essência, e é para lá que precisamos voltar se quisermos manifestar esse amor na forma de um relacionamento.

Em tempo… Aos que gostam de escalar vulcões flamejantes, nada tenho a criticar. Apenas não chamem isso de amor e não esperem que o fenômeno os acompanhe por muito tempo. Cada um vive sua vida como quer e todas as experiências, absolutamente todas, são igualmente válidas. Alguns caminham por esta vida para domar vulcões, outros são jardineiros de estrelas, o importante é saber quem somos e sermos honestos com relação ao que buscamos. A partir daí, basta seguir pela vida e tentar encontrar reciprocidade em um parceiro.

Se você quiser surfar nas lavas de um vulcão, procure encontrar alguém que esteja nessa mesma vibração.

Continua após publicidade

Mas se você deseja aprender a amar, a soprar a brasa da fogueira com um cuidado atento e sutil, sonhando com o calor do fogo, confiando na beleza que possa surgir dali, tente encontrar um parceiro disposto a ser também um guardião do fogo. Fuja dos alpinistas de vulcões, maravilhosos e fugazes como são, e procure por aqueles que espantam a escuridão da noite mantendo acesa a sutil chama dourada de seus próprios corações.