Amor não correspondido é principal queixa em sessões de terapia

por Tatiana Ades

A dor de um amor não correspondido é tratada em diversos divãs do mundo, independente do nível social, cultural ou econômico da pessoa.

Continua após publicidade

Este é o principal tema de sessões de terapia.

Mas por quê?

Em muitos casos, nós analistas percebemos que a carência humana só aumenta na sociedade atual.

Diversas pessoas ora reclamam de estar com alguém que não a satisfazem como pessoa, ora não conseguem encontrar a cara-metade e muitas vezes sentem-se depressivas pela percepção de um amor inexistente, assim fantasiam amores platônicos.

Continua após publicidade

Retratarei dois casos que aconteceram em meu divã e acredito serem importantes para reflexão.

Ana (nome fictício), uma mulher de 58 anos, me procurou em desespero, pois após muitos anos de casada, percebeu que não mais desejava o marido; queria ter a sensação de uma paixão; estava disposta a encontrar alguém que lhe causasse sensações antigas e adormecidas.

Ana, chegou a conhecer alguns homens em um site de namoros, mas justificou que não queria encontrá-los pessoalmente. Quando lhe perguntei: por quê? Ela me respondeu que a fantasia era o que buscava, e sabia que o contato real com esses homens poderia encerrar de vez o seu sonho de felicidade.

Continua após publicidade

Ana buscava o amor platônico, um sonho utópico para voltar a sentir.

Jorge (nome fictício), me procurou em estado de angústia forte, a primeira frase que disse foi: "sofro de nostalgia".

Ele havia tido um amor, há tempos atrás, cerca de 20 anos, e nunca conseguira esquecer a pessoa. Esse romance foi curto, durou cerca de três meses, mas ele me disse que jamais conseguiu sentir novamente a emoção do romantismo desse "novo antigo" amor.

Durante nossas sessões, constatamos que Jorge estava amando uma fantasia e não uma pessoa do passado, ele estava preso à sensação que sentira e não conseguia prosseguir em sua vida.

Com medo de sentir tal afeto de novo e justificando que as mulheres de hoje em dia não saberiam apreciar um homem romântico como ele, se apegou ao passado e fez dele o seu refúgio e sua dor.

O amor é complexo, cada pessoa irá refletir e senti-lo de sua maneira particular. Todos buscam uma forma de sentir um alivio através de uma fantasia romântica.