imagem de capa

Dieta com gengibre ajuda a combater náuseas, dor de estômago e até doenças nervosas

Da Redação

Junho é mês de celebrar a festa junina por todo País. Nessa época registra-se o aumento do consumo de gengibre, ingrediente que não pode faltar no famoso quentão, bebida típica dos "arraiais".

Rico em proteínas, vitamina C, B3 e B6, cálcio, ferro, selênio e zinco, é usado há vários séculos na Ásia, pois ajuda no tratamento contra náuseas, dores de cabeça, congestão no peito, gripe, diarréia, dor de estômago, doenças nervosas, reumatismos e auxilia no tratamento da rouquidão e dor de garganta.

Além disso, o gengibre age como antiinflamatório em doenças reumáticas como osteoartrose e artrite reumatóide. Diante de tantas vantagens, o ideal é adotar o ingrediente na dieta básica do dia-a-dia.

Chá

Popularmente, o chá de gengibre é muito usado para tratamento de resfriados, gripes e tosses. Também é muito consumido nos restaurantes japoneses, devido o gosto marcante e da alta ação digestiva.

Culinária

Versátil, pode ser utilizado na culinária de diversas maneiras, em pratos doces ou salgados, bebidas, saladas, temperos, geléias e molhos. Há ainda o pó de gengibre que pode ser utilizado para preparar pastas, massas, cremes, molhos agridoces, carnes, sopas, entre outros.

*Dra. Sylvana Braga é Médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra.


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

O que você achou do novo Vya Estelar?