Recasamento: é certo preservar recordações da união anterior?

por Eduardo Yabusaki

"Acabei de me casar e tanto eu como minha esposa já fomos casados. Acontece que não tenho nenhuma recordação tipo álbum de casamento. Gostaria de saber se realmente tem necessidade de minha esposa guardar o álbum do antigo casamento? Ou deveria destruí-lo?"

Continua após publicidade

Cada vez mais nos deparamos com a situação em que os pares se recasam e nessa esteira vem não só álbuns de recordações como todo um histórico associado ao relacionamento anterior. E isso pode ser passível de atritos e até discussões.

Portanto, mais que temer essas situações, é importante que se tenha claro que essas dificuldades podem acontecer e até mesmo criar uma animosidade distorcida sobre a convivência e o cotidiano do casal. Digo animosidade distorcida em função de que talvez não seja um problema em si do atual relacionamento, mas sim de percepções disfuncionais (não saudáveis) que um ou outro cônjuge possa ter a respeito dessa questão. A palavra-chave para lidar com esse problema é serenidade.

Ter ou não recordações pode ter um significado e valor para cada pessoa. Assim não existe o correto ou o errado, mas sim o que isso pode significar para a vida de cada um.

Guardar fotos, objetos ou presentes, pode simplesmente estar associado à lembrança de um bom momento ou boa fase vivida e, portanto, de bons sentimentos. Lembrar-se disso pode ser agradável e prazeroso como registro de vida pessoal e pode não ter nenhuma associação com a pessoa ou sentimentos por ela vividos.

Continua após publicidade

Guardar um álbum de relacionamento anterior pode não ser uma situação confortável para o par, mas é preciso entender que independente das fotos existirem ou não, os fatos existiram, registros na lembrança existem, e isso faz parte da história de cada um. História essa que não pode ser apagada. Por isso, é preciso avaliar se é o álbum que é um problema mesmo ou se algo no relacionamento perturba ou incomoda.

Independente da situação, é importante que se converse a respeito para não alimentar fantasmas entre vocês. Caso contrário, aí sim poderá haver desagrado e contrariedade, tornando o relacionamento difícil e desgastante. Portanto, se isso o incomoda mesmo, fale para ela e desfaçam qualquer dúvida ou insegurança que exista.

Sempre há uma história e um passado e esses farão parte da vida para sempre, não se pode lutar contra isso. Assim, deve-se minimizar essas interferências na medida em que se sinta seguro e importante na vida do outro. Quando se chega a esse termo, nada será mais importante que o relacionamento.

Continua após publicidade

Portanto, apegue-se ao relacionamento e aos sentimentos que você tem pelo outro e deixe esses registros da história pra lá.

Viva, curta e seja feliz!