Habilidade em expor ideias pode conduzir ao sucesso

por Roberto Shinyashiki

Certamente você já percebeu a importância de fazer excelentes apresentações na sua vida profissional, qualquer que seja sua ocupação.

Continua após publicidade

Uma apresentação poderosa é o caminho para seu sucesso. Em qualquer cargo ou área de atuação, você precisa saber se comunicar para apresentar suas ideias, demonstrar seu ponto de vista, influenciar e convencer as pessoas dos seus argumentos e fazer com que elas comprem suas propostas e produtos. Comunicar-se bem é o que abre as portas para você brilhar na sua carreira.

Não é apenas sua competência que determina seu valor na profissão que você exerce. Ele também é percebido por sua capacidade de mostrar que você tem a solução para os problemas das pessoas, sejam elas seus clientes, parceiros, superiores ou liderados. Portanto, você tem de saber mostrar isso. Por isso, você precisa saber fazer uma excelente apresentação, seja para uma pessoa só ou para milhares delas.

Mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, saber se comunicar bem em público não é uma capacidade com a qual se nasce; você e todas as pessoas podem treiná-la e desenvolvê-la para serem bem-sucedidos em seu dia a dia de trabalho.

Falo bastante sobre isso e apresento um método eficaz para realizar esse objetivo, no meu livro “Os segredos das apresentações poderosas”. Mas o assunto é tão importante que resolvi ir muito além, dando dicas inéditas também sobre como ser um palestrante profissional, ou seja, como ganhar a vida tendo como profissão dar palestras. Sabe o que isso significa?

Continua após publicidade

Imagine receber o que a grande maioria das pessoas recebe por mês, em apenas uma hora de trabalho. Imagine escolher as horas em que você quer trabalhar. Imagine uma vida de reconhecimento, conforto e sucesso. Gostou da ideia?

Então imagine agora poder trabalhar mostrando para as pessoas os caminhos para resolver seus problemas e ajudá-las a transformar suas vidas. Ficou ainda melhor!

Sim, isso é possível. O importante neste momento é ter em mente que uma carreira como essa é algo que exige muito conhecimento, treino e trabalho. São muitas as habilidades, e os talentos, que precisam ser trabalhados para você fazer apresentações poderosas e se tornar um profissional bem-sucedido.

Continua após publicidade

Ao longo das últimas três décadas em que tenho exercido a profissão de palestrante, acertei muitas vezes, mas também cometi muitos erros. Praticamente inaugurei a carreira de palestrante em nosso país, mas tive de pagar o preço de ser um desbravador das novas possibilidades nessa área.

Depois de estudar muito, de ter computado milhares de horas fazendo palestras em todos os tipos de palco, de observar os melhores palestrantes do mundo e de entender o que eles faziam para ter sucesso e realmente ser campeões nessa profissão, percebi que era preciso passar esse conhecimento adiante para ajudar os milhares de profissionais de palestras que ainda não tinham conseguido todo o sucesso que desejavam e mereciam.

Com tantas experiências acumuladas, acabei descobrindo na prática quais são os segredos de fazer apresentações poderosas e também para se tornar um palestrante profissional bem-sucedido: é preciso ter um método eficaz para planejar, preparar, construir, executar e aprimorar suas apresentações.

E entre todas as lições que aprendi, uma das mais importantes é que o sucesso de todo profissional é diretamente proporcional ao número de pessoas que ele consegue ajudar durante sua vida.

Em especial, quando faz apresentações, seja para qual público for, você tem sempre uma grande oportunidade de ajudar muitas pessoas. E também crescer com isso, tanto pessoal quanto profissionalmente.