Higienize rosto e cabelo de forma correta

por Sonia Corazza

Fico impressionada como as pessoas não têm noção do que acontece no próprio corpo e estou falando do lado de FORA do corpo, onde tudo pode ser observado!

Continua após publicidade

Além da total falta de noção dos estragos feitos em nome de uma beleza altamente contestável, como os alisamentos de cabelo feitos com formol, ácido glioxílico e ácido acético, hoje vejo que o problema é ainda pior: higiene errada.

Rosto sujo

É fundamental escolher um produto específico para limpar a pele do rosto, pois aqui as necessidades são bem diferentes em relação às necessidades do corpo. A pele do rosto é mais gordurosa, porém mais delicada que a do corpo. Impossível usar o sabonete em barra, de pH francamente alcalino, que você adota para lavar o corpo, estendendo seu uso para a face.

Somente uma fórmula com pH na faixa do fisiológico ao neutro, preferencialmente ligeiramente ácida, pode higienizar sem agredir. Então a lição número um de hoje é escolher uma sabonete facial e levar ele para dentro do chuveiro, assim você não core o risco de usar a barra no corpo todo.

Continua após publicidade

Cabelo e couro cabeludo imundos

Quem não lava o cabelo todos os dias certamente pode contar com uma população de micróbios se proliferando no couro cabeludo bem maior do que os que lavam o cabelo diariamente. Como a pele do couro cabeludo tem um aporte de fios imenso, a probabilidade de proliferar micro-organismos é muito maior. Num ambiente onde umidade, calor e o "alimento" fornecido pela sudorese e gordura se acumulam, é fácil encontrar fungos e até bactérias.

Esse ambiente rico em nutrientes forma um meio excelente para a multiplicação de micro-organismos. As últimas descobertas em relação à estrutura do cabelo, mostram que a falta de oxigênio na matriz capilar, causa a "hipoxia" que é responsável por vários problemas na fibra capilar, inclusive queda.

Continua após publicidade

O que fazer?

Não basta lavar a cabeça diariamente para se livrar desse problema. É fundamental desintoxicar o couro cabeludo. O importante é manter a oxigenação do couro cabeludo, com a escolha de um shampoo contendo agentes "detox" e microbioestáticos (ou seja, que impedem o crescimento dos patogênicos de maneira equilibrada), como as fórmulas contendo óleo essencial de melaleuca, alecrim, lavanda e menta. Essas plantas maravilhosas ajudam a manter a superfície dos fios e do couro cabeludo livres dos micro-organismos invasores e também colaboram no estabelecimento de uma ecologia benigna na sua cabeça. Pelo menos do lado de fora.