Fui traída. E agora… continuo ou termino?

por Anette Lewin

"Como uma pessoa pode dizer em um dia que te ama e no outro sair com outra? Fui traída pelo meu namorado e me sinto sem saída, mas nos gostamos. Tivemos erros na nossa relação. Queria esquecer tudo isso, viver sem medo de errar de novo, sem medo de me entregar e sem medo de me machucar. Será que isso é possível?"

Continua após publicidade

Resposta: Você consegue juntar suas idéias de forma a escrever um e-mail extremamente cuidadoso e coerente e não se sente com forças para se livrar da idéia fixa da traição. Estranho, não? É como se você atribuísse a essa idéia, que aliás, já faz parte do passado um poder destrutivo que, na realidade, ela não tem. Parece que existe em você uma idéia de perfeição que foi quebrada através da traição e você quer recuperar essa idéia a todo custo.

Não é por aí. Mesmo que ele nunca tivesse te traído, em algum momento, com certeza ele iria te decepcionar. E as decepções a gente não apaga! Elas podem, com o tempo perder força, mas devem ser incorporadas ao relacionamento de forma saudável, realista. A dor da traição passa a fazer parte do relacionamento, mas não pode se tornar o alicerce desse relacionamento. Entenda que existe um esforço por parte dele para mudar, e seu também, como não? Só o fato de você escrever e querer modificar essa situação sinaliza que você está fazendo algo pelo relacionamento! Pense em tudo isso e encare acertos e erros com menos rigidez. Afinal, Romeu e Julieta acabaram tendo um final trágico por colocarem a paixão num patamar mais elevado do que duas criaturas podem suportar.

Sou casada há um ano e meio e há dois meses descobri uma traição do meu marido
Estou tentando esquecer, só que não consigo, é uma dor muito grande, e tenho vontade de sumir, amo o muito, mas não sei se fiz bem em continuar…

Resposta: Se você optou por continuar a relação tente encarar sua decisão com maturidade e reflita sobre o que você pode fazer para que esse casamento se fortaleça. Não desperdice seu tempo controlando os passos de seu marido ou contabilizando os prejuízos. Se você conseguir fazer de cada dia junto dele um dia agradável e significativo, vai acabar fazendo com que o casamento se torne mais importante do que aquilo que ele vive fora dele. Se ficar falando do que ele vive fora, vai acabar valorizando essas situações, esquecendo de cuidar do seu casamento.

Continua após publicidade

Agora, não vale a pena cultivar a fantasia de que seu marido, magicamente, vai mudar. Se você voltou apoiada nessa ideia, repense-a.

Fiquei apaixonada por um 'galinha' que me traiu
Nós terminamos. Mas agora ele diz que terminou com a outra e que agora tudo será diferente…

Resposta: Em relacionamento não existem garantias. Você deve avaliar se ainda gosta dessa pessoa o suficiente para investir nesse relacionamento, mesmo com o risco que ele oferece; e tentar. Caso opte por continuar, investir mais no que vocês vivem quando estão juntos do que ficar investigando o que ele faz quando estiver longe de você.

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.